Exposição retrata visitas de trupe de palhaços a hospitais de Curitiba e região

 Exposição retrata visitas de trupe de palhaços a hospitais de Curitiba e região

(Foto: divulgação/Thais Porsch)

(Foto: divulgação/Thais Porsch)

Imagens que traduzem a linguagem do palhaço em ambientes de atenção à saúde. 22 fotos do trabalho desenvolvido pela Ong Nariz Solidário estão expostas no Hospital do Idoso Zilda Arns. A mostra fica aberta até o dia 6 de agosto e pretende trazer mais leveza ao local. As fotografias são resultado de uma pesquisa feita por uma equipe de estudantes de jornalismo da PUCPR, que acompanhou durante seis meses as atividades da Ong.

Segundo o presidente da entidade, Eduardo Roosevelt, a trupe visita todas as semanas o hospital e interage com os pacientes idosos, acompanhantes e funcionários. Nos encontros, os palhaços estabelecem conexões e interagem de forma lúdica, esbanjando alegria.

As fotos traçam um interessante paralelo entre a interação do palhaço com quem está no início e no fim da vida. A exposição retrata o significado da passagem do palhaço pelo ambiente hospitalar. Os momentos capturados revelam como os personagens são capazes de transformar o ambiente e o estado emocional de quem está internado.

As imagens foram tiradas tanto no próprio Hospital do Idoso Zilda Arns quanto no Hospital Infantil de Campo Largo. O presidente da Ong ressalta como as atividades são enriquecedoras para os próprios voluntários que atuam na entidade.

Em cinco anos de atividades, mais de 27 mil pessoas foram impactadas pelas ações da Ong Nariz Solidário. A entidade realiza treinamentos periódicos com os voluntários, para aprimorar as ações junto a hospitais de Curitiba e região.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem