Falta de acessos, retornos e iluminação. Motoristas apontam problemas nos Contornos de Curitiba

 Falta de acessos, retornos e iluminação. Motoristas apontam problemas nos Contornos de Curitiba

Obras do Contorno Sul de Maringa sao 11,8 km de extensão entre as PR-317 e a BR-376. Recuperacao emergencial do pavimento. – 04/08/2020 – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Falta de acessos, retornos, pistas extras e iluminação. Esses são apenas alguns dos problemas apontados por motoristas que circulam diariamente pelos Contornos Norte, Sul e Leste na região de Curitiba.

O pianista Guilherme Amaral mora em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba e tem tido dificuldades para acessar o Contorno Leste. Ele conta que as entradas, saídas e retornos na rodovia são muito distantes entre si e obrigam o motorista a percorrer longos trajetos desnecessários.

Já o caminhoneiro Delson Alves percorre parte dos contornos com frequência, principalmente quando faz viagens entre interior e Curitiba. Ele conta que é comum enfrentar tráfego intenso durante o trabalho.

A região de Curitiba conta com 3 grandes contornos que têm como missão retirar o tráfego de veículos pesados dos centros urbanos. O Contorno Norte segue em operação desde o início dos anos 80 e conecta as BRs-277 e 116 com uma extensão de aproximadamente 33km. Já o Contorno Leste, inaugurado em 2002, conta com 45 km de pista dupla sob a BR-116. E com 57 quilômetros de extensão, começando na BR-277, o Contorno Sul funciona desde 2005.

A reportagem da BandNews FM procurou cada uma das empresas responsáveis pelos contornos. A Arteris Litoral Sul, responsável pelo Contorno Leste, informou por meio de nota que investiu, desde 2008, cerca de R$ 4 bilhões no trecho administrado entre as capitais Curitiba e Florianópolis. Para o ano que vem, a empresa afirmou que está prevista a revisão do contrato de concessão – que possibilita a inclusão de novas obras para execução mediante análise técnica por prioridade. Para o Contorno Leste, constam na lista proposta a construção de 35,4 km de vias marginais, 26,5 km de terceiras faixas, 02 passarelas, um conjunto semafórico para passagem em desnível e implantação de 44 km de iluminação. Em caso de aprovação, há a necessidade de reequilíbrio econômico contratual – pois não são obras previstas originalmente.

Já o DNIT, responsável pelo Contorno Sul, informou que estão previstas melhorias na iluminação em toda a extensão do Contorno Sul. As obras devem começar em janeiro. O DNIT também afirmou que conta com projetos que preveem a inclusão de novas interseções, ampliação de capacidade e segurança, além de implantação de passarelas e melhorias em vias marginais.

A concessionária Arteris Régis Bittencourt, responsável pelo Contorno Norte, não havia respondido os questionamentos da reportagem até a manhã desta quinta-feira (4).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem