Famílias devem receber auxílio a partir de terça-feira (18)
O benefício de mil reais para famílias de baixa renda será concedido por seis meses
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
As famílias afetadas pelo tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, no centro-sul do Paraná, devem receber benefícios do governo a partir desta semana. Os esforços fazem parte do plano estadual de reconstrução da região. A partir de terça-feira (18) estará disponível o auxílio de até R$50 mil para aqueles que tiveram a casa danificada.
O secretário das cidades Guto Silva afirma que cerca de 200 famílias afetadas devem receber na quarta-feira (19) o benefício de R$1 mil reais, que será concedido por seis meses para quem recebe até três salários mínimos.
Cerca de 1.500 voluntários trabalharam no fim de semana no município para auxiliar na reconstrução dos imóveis. De acordo com o governo, a intenção agora é fazer com que não ocorra um êxodo da população de Rio Bonito do Iguaçu.
O governo está construindo um plano de retomada da economia local, com ações de médio e longo prazo. O vice-governador Darci Piana afirma que o plano feito em conjunto irá ajudar comerciantes, empresários, trabalhadores e moradores a reconstruírem suas vidas.
Já operam linhas especiais do BRDE e da Fomento Paraná com juros zero, voltados para a população e empreendedores.
Veja mais: Mutirão de Empregos da Consciência Negra reúne empresas em Curitiba
Segundo um levantamento preliminar do Sebrae/PR, Rio Bonito do Iguaçu tem 880 empresas, em sua maioria pequenas e médias. Das 204 avaliadas, mais de 80% foram severamente afetadas pelos danos da tragédia.
Reportagem: Brenda Niewiorowski






