FAS lança campanha de combate à exploração sexual
Combater casos de exploração sexual a crianças e adolescentes é o objetivo de uma campanha lançada nesta semana pela Fundação de Ação Social de Curitiba. Durante cinco dias, palestras, abordagens e orientações serão realizadas por técnicos da FAS. Números do hospital pequeno príncipe – uma das referências no tratamento de crianças – apontam que somente no ano passado 374 menores atendidos pela instituição teriam sofrido algum tipo de violência. De acordo com a gerente de proteção geral especial da FAS, Solange de Fátima Ilizinski, os casos de violência e exploração sexual em Curitiba acontecem de forma velada, muitas vezes em regiões centrais da cidade.
A campanha de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes vai até o dia 18, data em que é lembrado o dia oficial de combate a esse tipo de crime. Segundo a gerente, a proximidade dos agressores com as vítimas é uma característica comum a esse tipo de prática.
Denúncias sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes podem ser repassadas para o telefone 156 da prefeitura municipal. Os casos serão acompanhados por conselheiros tutelares.