ParanáGeral

Fiep repudia MP que revoga desoneração da folha de pagamento

A medida provisória visa recuperar receitas e atingir “déficit zero” em 2024

 Fiep repudia MP que revoga desoneração da folha de pagamento

Foto: Gilson Abreu

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) repudiou o anúncio da medida provisória (MP) que revoga a desoneração da folha de pagamento. A mudança, que será feita de forma gradativa, atinge 17 setores da economia que empregam quase nove milhões de pessoas no país.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (29), a entidade lamenta a utilização de MP para o que chama de “apresentação de ações de cunho exclusivamente arrecadatório, em direta afronta ao texto constitucional por completa ausência de urgência e relevância”.

Ainda segundo a Fiep, o pacote de medidas, anunciado pelo Governo Federal, transfere ao setor produtivo a responsabilidade para o atingimento de metas fiscais e gera insegurança jurídica para empresas e trabalhadores.

De acordo com o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a medida provisória visa recuperar receitas e atingir “déficit zero” em 2024. O anúncio aconteceu após o Congresso Nacional derrubar o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e promulgar o texto que previa a renovação do benefício por mais quatro anos, até dezembro de 2027.

Veja mais:

De acordo com a nova proposta do Governo Federal, empresas destes 17 setores atingidos podem substituir a contribuição previdenciária (de 20% sobre os salários dos empregados) por uma alíquota sobre a receita bruta.

O índice neste caso vai variar de 1% a 4,5%, conforme o setor e serviço prestado. O texto invalida ainda o abatimento de impostos da folha de salários de funcionários de prefeituras de cidades com até 142 mil habitantes. E cria um teto para que as empresas que ganharam ações contra o Fisco possam descontar de seus impostos.

Informações: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Agência do Trabalhador oferta 19,5 mil vagas

Agência do Trabalhador oferta 19,5 mil vagas

São ofertadas 4.962 vagas para alimentadores de linha de produção

‘Bônus’ de Itaipu deve reduzir conta de luz em julho

‘Bônus’ de Itaipu deve reduzir conta de luz em julho

Desconto será para unidades consumidoras com consumo de até 350 KWh

“Jogo do tigrinho”: dois são presos em operação na RMC

“Jogo do tigrinho”: dois são presos em operação na RMC

Segundo polícia, um terceiro investigado está foragido em Dubai