Fila de espera por leitos SUS para tratamento da Covid-19 permanece próxima de 900 no PR

 Fila de espera por leitos SUS para tratamento da Covid-19 permanece próxima de 900 no PR

Foto: Rodrigo Félix Leal/AEN

O número de pacientes à espera de um leito hospitalar permanece praticamente inalterado e próximo de 900.

Segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), existem ao menos 879 pessoas no aguardo por uma enfermaria ou UTI.

Ontem (quarta-feira, 16) eram 889. Pacientes com coronavírus em um estado mais grave que precisam de uma Unidade de Terapia Intensiva são a maioria, são 499 pessoas na fila. Já na espera de uma enfermaria o número chega a 380. Enquanto isso, 2.032 pacientes com diagnóstico confirmado da Covid-19 já estão internados na rede SUS entre enfermarias e UTIs. Existem, ainda, 685 pacientes em leitos da rede particular. Além disso, outros 3.092 pacientes estão internados, 1.163 em leitos UTI e 1.929 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.

Segundo o presidente da Sociedade de Terapia Intensiva do Paraná (Sotipa), Rafael Deucher, diante desta situação que mescla grande ocupação de leitos com fila de pacientes à espera de novos espaços, os profissionais da linha de frente têm que tomar decisões rápidas para salvar o maior número de vidas possível.

Conforme orientação da Sotipa e de outras entidades como a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), os profissionais devem seguir um protocolo que expõe os critérios para definir qual paciente deve ser hospitalizado em uma UTI.

Entre os principais aspectos observados nos pacientes estão a gravidade do caso, grau de sobrevida e capacidade do paciente.

O alto número de hospitalizações impacta diretamente nas taxas de ocupações. Em Curitiba, dois hospitais atingiram lotação máxima das UTIs e outros dois estão com 99% de ocupação. Já na região metropolitana, dos quatro hospitais que dispõe de leitos para tratamento da Covid-19, três estão com as UTIs completamente lotadas. A situação no interior não é diferente. Em todas as regiões do estado existem ao menos dois hospitais com 100% das UTIs ocupadas.

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos