Fim da greve nas universidades estaduais do Paraná é definida nesta quarta-feira

Foto: reprodução/Tudo em Foco
Foto: reprodução/Tudo em Foco

O fim da greve dos professores e servidores técnico-administrativos de cinco das sete universidades estaduais do Paraná é decidido nesta quarta-feira (24). O assunto vai ser discutido em assembleias realizadas nas instituições ao longo do dia. A expectativa é de que os resultados das primeiras votações pelo retorno ou não às salas de aula sejam anunciados perto das cinco horas da tarde.

A categoria voltou a se mobilizar na segunda-feira (22), após os deputados aprovarem a lei que concede apenas 3,45% de reajuste ao funcionalismo estadual. Segundo o professor Denny William da Silva, que integra o comando da greve, não há mais o que fazer para se chegar aos 8,17% referentes à reposição da inflação.

As instituições que discutem hoje o fim da paralisação são a Unespar, a Uicentro, Unioeste, a Universidade de Maringá e a do Norte. A Universidade de Londrina já tinha decido na última terça-feira (23) encerrar a greve e retomar as atividades a partir desta quinta-feira (25), e a assembleia da UEPG vai ser a última – está marcada para amanhã de manhã.

O professor também critica a intransigência do governo do estado tanto em relação à negociação salarial quanto à reforma da previdência.

A greve nas universidades estaduais do Paraná já dura quase dois meses. O movimento começou pelas mesmas razões que levaram os professores das escolas estaduais a cruzarem os braços: o pacote de austeridade do Executivo e, depois, o percentual de reajuste salarial. O calendário das aulas nas instituições ainda precisa ser revisto, mas não há uma previsão para isso.

Na UEL, apesar do fim da paralisação, o estado de greve continua, segundo o diretor do sindicato da categoria, Sinival Pitaguari.

Também ontem, a presidência da Assembleia Legislativa anunciou que os salários dos servidores concursados da Casa devem subir de 28 a 40% a partir de agosto. A ideia é implantar as progressões dos profissionais que trabalham há cerca de 20 anos sem aumento por tempo de carreira.

Hoje, a Assembleia tem cerca de 390 servidores efetivos. Assim, o pagamento das promoções deve causar um impacto de R$900 mil a mais por mês à Alep.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente