Fiocruz analisa que variante brasileira do coronavírus predomina no Paraná

 Fiocruz analisa que variante brasileira do coronavírus predomina no Paraná

(Foto: divulgação/Unsplash)

A Secretaria de Estado da Saúde recebeu da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) uma análise que aponta a predominância da variante P.1 do coronavírus, a brasileira, no estado. A Fiocruz analisou mais 23 amostras, com o objetivo de monitorar, reconhecer e definir dos grupos genéticos virais que circulam em cada região. Das 23, 19 são da variante.

O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que o vírus circula de maneira comunitária no Paraná e que a evolução da doença com a variante P1 é mais rápida.

Até o momento, das 322 amostras paranaenses sequenciadas, 99 foram da variante brasileira e cinco foram da variante inglesa. Dois casos de reinfecção também foram confirmados.

A médica infectologista e coordenadora de epidemiologia do Hospital Marcelino Champagnat, Viviane Hessel, explica que a preocupação é a maior transmissibilidade da cepa.

A mutação de um vírus é algo cientificamente normal. A cada novo corpo atingido, o vírus muda um pouco, o que altera o comportamento dele.

Uma análise de 80 amostras feita no final de março apontou a variante em 46% delas. As medidas de prevenção contra a variante são as mesmas: distanciamento social, uso de álcool em gel, lavar bem as mãos e usar a máscara.

Reportagem: Larissa Biscaia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos