NacionalGeral

Fogos de artifício: um perigo para o meio ambiente

O uso aumenta em 71,6% concentração de substâncias poluentes no ar atmosférico

 Fogos de artifício: um perigo para o meio ambiente

Imagem illustrativa

A queima de fogos de artifício é uma tradição comum em diversas festividades ao redor do mundo, incluindo o Natal e o Ano Novo. Apesar de fazerem um lindo espetáculo visual, a prática pode causar diversos danos ambientais.

Os fogos de artifícios emitem poluentes significativos, como fuligem, dióxido de enxofre, dióxido de nitrogênio e mercúrio, o que aumenta em 71,6% a concentração de substâncias poluentes no ar. Essas substância podem causar problemas respiratórios, como explica a consultora pedagógica de Biologia do Sistema Positivo de Ensino, Samantha Fechio.

A queima de fogos pode causar danos a quem manuseia por aumentar o risco de queimaduras, além de prejudicar a visão e a audição, como ressalta Samantha.

Em Curitiba uma lei proíbe o uso de fogos de artifício sonoros. Podem ser usados artefatos com efeitos de cores, luminosos, que produzem efeitos visuais sem tiro – conhecido como sem estampido.

Veja mais:

A comercialização de fogos com efeito sonoro não é proibida, por isso, o consumidor deve ficar atento e escolher a opção que se enquadra na lei. As multas para o cidadão que fizer o manuseio dos fogos sonoros variam de R$ 400 a R$ 100 mil, conforme a gravidade da infração.

Reportagem: Giovanna Retcheski, com supervisão de Larissa Biscaia

Avatar

Giovanna Retcheski

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC