CuritibaDivirta-se

Fome e amor: ‘O Vira-lata’ estreia no festival de Curitiba

Com mudanças durante a vida e problemas sociais, peça traz temas profundos para novo espetáculo

 Fome e amor: ‘O Vira-lata’ estreia no festival de Curitiba

Foto: Gabriella Gomes Rampazzo

“Não precisa de palavras para explicar o que você está querendo dizer”, afirma Helena Tezza, que protagonizou o espetáculo O Vira-lata como a mulher, juntamente com seus companheiros de palco, Cesar Matheus, como o vira-lata, e Eduardo Giacomini como o homem. Amor, fome, mudanças, são palavras que definem o espetáculo. 

Veja mais:

Um rapaz por passar tanta fome e solidão, chega a se considerar como uma cachorro vira-lata. Pelos caminhos da vida, a mulher e o vira-lata se encontram tornando-se grandes amigos. A mulher, em busca do amor de seu livro, se depara com um homem esbelto, alto, conforme constava em seu desenho. Mas será mesmo que este seria o amor para sua vida? Além das flores que a levou, levaria paixão, amor e consideração?

Com sua linguagem própria, dança e músicas ao vivo, o espetáculo consegue prender a atenção do público, levando a maioria a rir durante diversas cenas. Para Celso Wassmansdorf, 62 anos, a peça chamou atenção pelas falas da diretora, Ana Rosa Genari Tezza, “Estou com uma expectativa boa por causa da diretora! Estou curioso”, disse o senhor.

Poucas falas na língua portuguesa, muita ação. O vocabulário usado para esse espetáculo foi inventado, ato permitido no teatro, o “gromelô” é uma língua usada normalmente em contos, não sendo um idioma verdadeiro, usado em muitas peças de teatro.

O cartaz do espetáculo, feito pelo artista Gabriel Rischbieter, está em exposição no 17° Festival Internacional de Teatro Kingfestival. Esta exposição conta com os mais diversos cartazes de teatro do mundo.

A peça já esteve em Curitiba no final de 2022, sendo a primeira vez voltada para o público infanto-juvenil. A partir de uma junção internacional de ideias, a Trupe Ave Lola se juntou com o grupo dinamarquês “A Batida”, adaptando o texto de Søren Valente para a criação da peça.

Com o espetáculo do dia 29 de março, o teatro Ave Lola, atingiu muitos espectadores, levando a casa à lotação de todas as poltronas. “O melhor problema do teatro, é ter que achar um lugar”, conta Ana Tezza. Por volta de 50 pessoas, em sua maioria adultos, o espetáculo foi um sucesso! Ao fim, as palmas se estenderam por mais de um minuto com aplausos de pé. 

Serviço 

Nome: O vira-lata 

Data: 29/03; 30/03; 31/03; 01/04; 02/04

Horário: 19h do dia 29 até dia 01 e dia 02 às 11h

Local: Ave Lola, Rua Marechal Deodoro, 1227, centro

Valor: Pague quanto vale

Classificação: livre

Gênero: tragicomédia 

Duração: 45 minutos

Informação: Gabriella Gomes Rampazzo, estudante de jornalismo da Universidade Positivo, em parceria com a BandNews FM Curitiba

Avatar

Giovanna Retcheski

Regional Boa Vista recebe o programa Fala Curitiba

Regional Boa Vista recebe o programa Fala Curitiba

O programa coleta as sugestões da população para o direcionamento do orçamento público da capital.

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

Monólogo “TPM”, de Amora Padilha, é apresentado em Curitiba

A mentora e palestrante é referência sobre temas relacionados à sexualidade feminina

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

Unidade de Saúde Estrela é reaberta em Curitiba

A US agora também tem à disposição uma clínica odontológica