PolíticaEleições 2016

Fruet escolhe Salamuni para vice

Curitiba terá nove candidatos à prefeitura nas eleições municipais de outubro. Terminou nesta sexta-feira (05) o prazo para que os partidos políticos fizessem convenções partidárias para definir coligações e candidatos.

O PPS de Rubens Bueno oficializou nesta sexta o apoio à reeleição do prefeito Gustavo Fruet, do PDT. A chapa formada por PDT, PV, PTB, PRB, e PPS, anunciou oficialmente o nome do vereador Paulo Salamuni, PV, como vice de Fruet.

O candidato Rafael Greca, do PMN, oficializou nesta sexta o nome de Eduardo Pimentel Slaviero, um dos assessores mais próximos do governador Beto Richa, PSDB, como vice na chapa.

A coligação que apoia o candidato do PMN, aguardava apenas a convenção do DEM, que foi realizada na sexta pela manhã. Eduardo Pimentel é neto do ex-governador do Paraná Paulo Pimentel. Com apoio do governador Beto Richa, Greca conta com PSDB, DEM, PSB, PSC, PTN e PRB.

Também entre as chapas que deixaram a indicação do vice para o último dia do prazo legal, o Partido Progressista, da candidata Maria Victória, recebeu apoio de Luciano Pizzatto, do PRTB.

O partido desistiu nesta sexta-feira de lançar a candidatura para que Pizzatto assuma a vaga de vice na chapa de Maria Victória, formada agora por seis partidos: PP, PR, PMB, PHS, e agora PRTB e também Solidariedade, do deputado federal Fernando Francischini.

Depois de assumir oficialmente a vaga de vice-líder do governo interino de Michel Temer, Francischini desistiu definitivamente da candidatura à prefeitura de Curitiba neste ano. O Solidariedade, decidiu nesta sexta-feira apoiar a candidatura do PP.

A convenção do partido havia terminado sem definição na última quinta-feira (04), mas hoje, divulgou a decisão. Francischini é o único paranaense escolhido entre os 513 parlamentares, para a articulação política para a aprovação dos projetos do governo federal na Câmara.

O Partido dos Trabalhadores, que concorre com chapa pura, sem alianças, confirmou o nome do deputado Tadeu Veneri na disputa pela prefeitura. O vice na chapa de Veneri é o advogado Nasser Ahmad Allan, sócio do escritório da vice-prefeita de Curitiba Mirian Gonçalves.

O PC do B oficializou na sexta o apoio ao candidato Ney Leprevost, do PSD. A ala liderada pelo ex-deputado Ricardo Gomyde, presidente estadual do PCdoB, fez prevalecer o apoio à candidatura de Leprevost.

A ala histórica do partido refuta o resultado sob o argumento que Leprevost representa a “direita curitibana, com forças defensoras do golpe”, em referência ao impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, o PSC decidiu apoiar Ney Leprevost, com a indicação do médico oftalmologista João Guilherme para vice da chapa formada por PSD, PSC, PEN, PPL, PC do B, PSL, e PTC.

Já na segunda-feira passada, o PMDB oficializou a candidatura do deputado estadual Requião Filho, com Jorge Bernardi, do Rede Sustentabilidade, como vice na chapa. A chapa terá PMDB e Rede.

A Frente de Esquerda, da chapa PSOL / PCB, foi a primeira a registrar candidaturas no Tribunal Regional Eleitoral, no início da semana, com a advogada Xênia Mello como candidata à prefeitura, com Rodolfo Jaruga como vice.

O PROS decidiu pela candidatura de Ademar Pereira, com Porfírio Vengue na vaga de vice. O PRP terá Afonso Rangel.

Em convenção no sábado passado, o Partido Novo decidiu lançar 19 candidtos a vereador, e não se coligar com nenhum outro partido.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.