Funcionários do ferryboat de Guaratuba decidem entrar em greve

Segundo o sindicato que representa a categoria, neste domingo (10) somente os serviços essenciais serão mantidos. 

 Funcionários do ferryboat de Guaratuba decidem entrar em greve

Foto: SEIL

Os funcionários do ferryboat, em Guaratuba, no Litoral do Estado, decidiram em assembleia realizada ontem (sábado) entrar em greve. Segundo o sindicato que representa a categoria, neste domingo (10) somente os serviços essenciais serão mantidos. Os trabalhadores recusaram a proposta encaminhada pela Internacional Marítima – empresa que opera o ferryboat – de reajuste de 8% e vale alimentação de R$ 420,00. O grupo de 100 funcionários pede a correção dos salários em 13,5% e o vale alimentação de R$ 700,00. O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais e Empregados Terrestres de Empresas Aquaviárias, Agenciadoras Marítimas e Atividades Afins do Paraná (SETTA-PAR) já tinha decidido pelo indicativo de greve na última quarta-feira. Inicialmente a data prevista para a paralisação era o 7 de setembro, mas os funcionários adiaram a mobilização para seguir com as negociações.

Segundo o vice-presidente do SETTA-PAR, Patrick Couto, a greve está mantida até que seja realizada uma nova rodada de negociação.

Em nota, a Internacional Marítima informa que assumiu a operação do ferryboat de forma emergencial em fevereiro do ano passado e que, à época, os trabalhadores sequer possuíam auxílio alimentação e plano de saúde e as horas extraordinárias realizadas eram pagas à margem da folha oficial. Ainda de acordo com a nota, somente em agosto deste ano é que a empresa iniciou a execução de um contrato de operação e administração do sistema, depois do término do contrato emergencial e da conclusão do processo licitatório regular. Logo em seguida foram iniciadas as tratativas com o sindicato dos trabalhadores concentradas no percentual de reajuste e na concessão de auxílio alimentação. A Internacional Marítima afirma que jamais se recusou a debater e encontrar um denominador comum com os funcionários. Sem êxito nas negociações, a empresa ressalta que tomou todas as medidas cabíveis para garantir a operação essencial do sistema buscando minimizar os impactos aos usuários e responsabilizar eventuais descumprimentos até que o poder judiciário do trabalho decida a respeito da greve.

Devido à greve, o Batalhão de Polícia Rodoviária do Paraná orienta que quem está em Matinhos utilize a BR-277 como rota para Curitiba e moradores e turistas que estão em Guaratuba utilizem a BR-376 no trajeto até a capital. A travessia do ferryboat deve ser priorizada para os pedestres. Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, apesar da greve, o serviço da travessia do ferryboat funciona normalmente neste domingo (10).

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

juliana.goss

Ponte de Guaratuba deve ficar pronta até abril de 2026

Ponte de Guaratuba deve ficar pronta até abril de 2026

Uma nova etapa das obras foi lançada nesta terça-feira (30)

Mergulhador morre durante detonação na Baía de Paranaguá

Mergulhador morre durante detonação na Baía de Paranaguá

O profissional chegou a ser encaminhado para o Hospital Regional do Litoral, mas não resistiu

Movimentação nas estradas do Paraná

Movimentação nas estradas do Paraná

Rodovias sem registro de bloqueios e com trânsito fluindo normalmente

192 do Samu está indisponível no litoral do Paraná

192 do Samu está indisponível no litoral do Paraná

O serviço está disponível pelos números 41 99109-8851 ou 41 99115-7489