Giro na Ruas desta segunda é na Rua Ubaldino do Amaral

 Giro na Ruas desta segunda é na Rua Ubaldino do Amaral

(Foto: reprodução/ Google Street View)

A Rua Ubaldino do Amaral está localizada no Alto da Rua XV, e leva o nome do antigo Ministro do Supremo Tribunal Federal. Ubaldino do Amaral Fontoura nasceu em 1842 na cidade da Lapa, no Paraná, e exerceu várias funções. Ele foi escritor, orador, professor, advogado, jurista, político brasileiro, além de Presidente do Banco do Brasil.

Na política, passou por vários cargos. Começou como Senador no Paraná, em 1891. Foi prefeito do Distrito Federal em 1987 e um ano depois exerceu o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal. Ubaldino era formado em Direito e foi reconhecido no âmbito jurídico por fazer parte de comissões de instituições literárias e científicas, tanto no Brasil quanto no exterior.

Ele morreu em 1920 aos 77 anos, na cidade do Rio de Janeiro e é homenageado em Curitiba pela rua que leva seu nome. A Rua Ubaldino do Amaral tem 1 km e meio de extensão e é uma das mais movimentadas de Curitiba. Ela começa no Alto da Glória, e no seu trajeto passa pelo Hospital Oswaldo Cruz e pelo Museu do Expedicionário, um dos mais completos museus brasileiros sobre a Segunda Guerra Mundial.

Algumas ruas da cidade são conhecidas pelo comércio. A Rua Teffé, por exemplo, é chamada de Rua dos Calçados, por conta do alto número de lojas que vendem sapatos por ali. Seguindo essa linha, a Rua Ubaldino do Amaral deveria ser chamada de a rua das noivas. Cerca de dez lojas para vendas e locações de vestidos estão nessa rua. A Loja Maison Veridiane, fundada em 1972, foi a primeira loja de noivas localizada na Rua Ubaldino do Amaral, esquina com a Rua Marechal Deodoro, no Alto da XV.

A Veridiane Cristina Borda, dona da loja e filha da fundadora, conta que a rua era bem diferente 30 anos atrás.

Veridiane conta que conforme a rua foi crescendo, novas lojas foram abrindo. Segundo ela, parte dessas lojas são de ex-funcionários que abriram o próprio negócio. Com tantos concorrentes, Veridiane conta o diferencial da loja.

E para quem está pensando no casamento, a Rua Ubaldino do Amaral é uma opção para encontrar muitos vestidos bonitos. Para não errar na escolha, a Veridiane conta os modelos que estão em alta.

Além da Maison Veridiane, estão localizadas na Rua Ubaldino do Amaral as lojas Capri Alta Costura, Nita Noivas, Maison Brevillat, entre outras.

(Foto: reprodução/ Google Street View)

Fundado em 1928, o hospital Oswaldo Cruz fica no cruzamento das ruas Ubaldino do Amaral e XV de Novembro. A casa de saúde tinha inicialmente o nome de Hospital de Isolamento e Desinfectório Central do Estado. Por causa da estranheza que o nome causava na população, o hospital mudou o nome para Oswaldo Cruz. A diretora interina da instituição, Lucia Waltrick, explica que na década de 30 o hospital se tornou referência no combate às doenças transmissíveis.

Quando foi fundado, o Hospital Oswaldo Cruz ficava longe da movimenta~ centro da cidade e tinha capacidade para receber 55 pessoas. Com o passar do tempo, esse número foi diminuindo até parar em 20 leitos, que é hoje o que o hospital tem à disposição.

Essa diminuição aconteceu porque os focos de combate do Oswaldo Cruz foram reduzindo conforme o tempo. Nos anos 50, o foco do trabalho foi o combate à febre tifoide, nos 60 à poliomielite e nos 80 ao vírus HIV.

Hoje, o Hospital Oswaldo Cruz continua com atendimento prioritário para pacientes portadores do vírus HIV, além de ter inaugurado recentemente o ambulatório de doenças infectocontagiosas.

(Foto: reprodução/Google Street View)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem