Giro nas Ruas dessa segunda-feira é na Avenida Cândido Abreu

Toda a região do Centro Cívico de Curitiba foi tombada pelo patrimônio histórico, em agosto do ano passado. O conjunto arquitetônico foi estabelecido em 1953, no ano do centenário da emancipação do Paraná. No entanto, já fazia parte do plano diretor de Alfred Agache, o urbanista francês que delimitou as primeiras linhas de desenvolvimento de Curitiba. Praticamente todas as construções do Centro Cívico foram tombadas, em especial os palácios dos três poderes municipal estadual, o colégio Tiradentes, a Praça 19 de dezembro, e a avenida Cândido de Abreu inteira. De acordo com um dos membros do conselho estadual do patrimônio histórico, Marcos Venício Meyer, esses são bens de grande importância histórica, política e cultural do Paraná.

Também estão inclusos no pacote de tombamento o Museu Oscar Niemeyer, o Bosque do Papa, o Passeio Público, o Colégio Estadual, e o Palacete dos Leões, na avenida João Gualberto. O Centro Cívico de Curitiba foi o primeiro do gênero no Brasil, e inspirou o então presidente Juscelino Kubitschek a projetar e construir Brasília. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.