Giro nas Ruas de hoje vamos visitar a Rua Engenheiro Ostoja Roguski

No Giro nas Ruas de hoje vamos visitar a Rua Engenheiro Ostoja Roguski. Ela pode não ser conhecida pelo nome, mas abriga em toda extensão um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba.

HISTÓRICO

Com aproximadamente 800 metros de comprimento, a rua Engenheiro Ostoja Roguski fica no bairro Jardim Botânico em Curitiba. Foi denominada em 23 de setembro de 1970 pelo Prefeito em exercício, Edgard Dantas Pimentel. A via leva o nome em homenagem ao engenheiro polonês Vitoldo Ostoja Roguski, que contribuiu com a execução de obras e estradas no Paraná.

O engenheiro chegou ao estado com o grande fluxo migratório ocorrido no século 19, na época em que o Brasil estimulou a vinda de novos europeus para o país. Roguski desembarcou no Paraná procurando melhores condições de vida.

Inicialmente residente de Ipiranga, no interior do estado, o engenheiro começou a carreira como professor e somente anos mais tarde iniciou a jornada de obras pelo Estado. Participou da construção de estradas de ferro na região sul, principalmente a Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande. Ostoja Roguski morreu aos 37 anos em 1921. O filho dele, Bronislau Ostoja Roguski, advogado e político, também marcou história e hoje Curitiba tem, além da via no bairro Jardim Botânico, outra rua em homenagem à família, localizada no bairro Jardim das Américas.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Caio Vinicius, da Universidade Positivo

REPORTAGEM

Além de ser uma ligação entre as conhecidas avenidas Prefeito Lothário Meissner e a Presidente Affonso Camargo, a pequena rua Engenheiro Ostoja Roguski, abriga o grande cartão postal da cidade, Jardim Botânico de Curitiba. Com importante papel no turismo, a unidade de conservação implantada em 1991, é responsável por manter espécies da flora presente no Paraná.

De acordo com o biólogo do Jardim Botânico, Tadeu Motta, o local se diferencia dos parques da cidade, pois é voltado também para pesquisas e educação ambiental.

O parque conta com diversos espaços de conservação. Além de quarenta por cento da área total ser pertencente ao Bosque de Preservação Permanente, o local mantêm coleções botânicas. 

A principal atração do local, a estufa de pouco mais de 450 metros quadrados, foi criada inspirada no Palácio de Cristal de Londres. Mesmo sendo atrativa, a principal função da estufa é trazer para área urbana um pouco do que se encontra na serra do mar e na planície litorânea, como é o caso de algumas espécies de orquídeas e palmeiras.

Quem frequenta a região, consegue perceber desde a entrada que o Jardim Botânico sofre alterações na aparência natural conforme a estação.

Com uma área de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico conta com o Museu Botânico Municipal, um bistrô, o jardim em estilo francês, o Jardim das Sensações, a Galeria das Quatro Estações, um Café Escola, lagos, fontes e pista de caminhada. Com entrada pela rua Engenheiro Ostoja Roguski, o Jardim Botânico funciona todos os dias das 06h às 19h30.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Caio Vinicius.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem