Giro nas Ruas de hoje visita a Rua XV de Novembro

Dando continuidade a temporada 2021 do Giro nas Ruas, nesta semana, a reportagem da BandNews foi visitar um dos pontos mais populares de Curitiba: a Rua XV de Novembro.

Ela é charmosa, receptiva e tem de tudo: comércio, artistas, conversa jogada fora em bancos de praça. Mas é uma rua: a XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Ao longo de 3 quilômetros e 300 metros de extensão, o trecho é marcado por locais turísticos, edifícios centenários, bares e lojas. Justamente por ser ponto de visitação para turistas e curitibanos, a via ganhou o apelido de Rua das Flores – por causa dos canteiros que enfeitam o trecho entre a Avenida Luiz Xavier e a Rua Presidente Faria. Outra característica marcante da XV, é o calçadão feito de petit-pavê. Foi ele quem deu a rua o título de primeira grande via pública exclusiva para pedestres no Brasil, inaugurada em 1972 pelo prefeito da época Jaime Lerner. Dois anos depois, em 1974, a Rua XV de Novembro se tornou patrimônio tombado como Paisagem por lei estadual do Paraná. Mas nem sempre a rua teve esse nome. O trecho também já foi conhecido como Rua da Imperatriz, no período republicano. Passou a ser Rua XV de Novembro apenas em novembro de 1889, em homenagem à Proclamação da República.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo, Lucas Basilio, da Universidade Positivo

A Rua XV de Novembro se tornou marcante por ser um local que proporciona diversas atividades a população. E, para alguns, a Rua da Flores, como também é conhecida, tem um significado ainda mais especial. Em 2012, uma página de rede social com o nome XV Curitiba viralizou entre os curitibanos ao compartilhar histórias, fotos e curiosidades, como lendas urbanas. A grande popularidade da rua ajudou a alavancar a página, que alguns anos depois se tornou um portal de notícias.

E o nome não foi escolhido por acaso, para Alborghetti Neto, fundador da página, a Rua XV é o palco mais tradicional da cidade.

Alborghetti conta que apesar de não ser de caso pensado, o fato de a rua ser tão popular, ajudou no crescimento do portal.

E a história não para por aí, o criador da página XV Curitiba é neto do jornalista Luiz Carlos Alborghetti, que por anos trabalhou como repórter e apresentador policial. Inclusive, a paixão de Alborghetti Neto pela Rua XV começou porque o avô, que era frequentador da rua, passeava com ele quase todo sábado.

Com mais de 350 mil curtidas nas redes sociais, o portal é um exemplo que mostra o impacto que a rua XV de Novembro tem na vida de milhões de curitibanos.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem