Giro nas Ruas dessa semana é na Rua Bento Viana

(Foto: Google Maps / Reprodução)

Floriano Bento Viana nasceu em 1776 em Paranaguá, no litoral do estado. Ainda jovem, entrou para o Regimento de Milícias de Paranaguá e alcançou o posto de Capitão. Bento Viana foi um dos entusiastas do movimento separatista do Paraná em relação à então Capitania de São Paulo, que começou em 1821. A ideia era transformar a região em um território independente, mas essa primeira iniciativa não teve forças para se manter por muito tempo.

Essa situação mudou a partir de 1835, quando começou a Revolução Farroupilha no Rio Grande do Sul contra o regime imperial. O cenário político do Rio de Janeiro e Minas Gerais era parecido, e o Partido Liberal nos dois estados se articulou contra o governo da época. O panorama ficaria ainda pior se os liberais mineiros e fluminenses se unissem aos revoltosos gaúchos, já que eles formariam uma frente única revolucionária que poderia abalar os pilares imperais.

Foi quando o governador de São Paulo, Barão de Monte Alegre, propôs que, caso as forças militares da comarca de Paranaguá e Curitiba se aliassem às do Império, ele lutaria pela emancipação do Paraná. O Paraná então serviu como uma espécie de muralha para que as lutas não se unissem.

Bento Viana morreu em 1850 na cidade onde nasceu. Já a emancipação do Paraná viria somente três anos mais tarde, em 1853. Em Curitiba, o comandante do Regimento de Milícias de Paranaguá é homenageado com uma via que leva o nome dele. A Rua Bento Viana tem cerca de um quilômetro e meio de extensão, da Avenida Água Verde e até a Avenida Batel. Entre outras coisas, a via é o endereço da Primeira Igreja Batista (PIB) e pelo Lar dos Meninos de São Luiz.

A Primeira Igreja Batista de Curitiba, ou PIB, como é conhecida, tem 104 anos de história na cidade.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Outro destaque da Rua Bento Viana é o Lar dos Meninos de São Luiz, que atende e auxilia várias famílias curitibanas. 

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.