Giro nas ruas desta Segunda é na Avenida João Gualbeto

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS
Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

João Gualberto Gomes de Sá Filho nasceu em Recife, em 1874, e entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras do Rio de Janeiro aos 16 anos. Aos 21 foi transferido para o Paraná como punição disciplinar. Por aqui, o coronel conheceu a esposa Leonor Pedrosa de Moura Brito, com quem teve sete filhos.

Na capital paranaense, João Gualberto trabalhou na implantação da linha telegráfica entre Curitiba e Foz do Iguaçu e presidiu a Sociedade Tiro de Guerra Rio Branco. Em 1912, João Gualberto chegou a ser cotado para assumir a prefeitura de Curitiba, mas desistiu para assumir o Regimento de Segurança e ser o Comandante da Força Pública do Paraná. Poucos meses depois, ele morreu em confronto com os seguidores do monge José Maria, na Batalha do Irani.

Com aproximadamente 5 km de extensão, a Avenida João Gualberto homenageia o coronel, que para muitos é considerado um “herói paranaense”. A Avenida passa por pontos importantes da cidade, como o Memorial Árabe, o Juizado da Violência Doméstica Familiar e Contra a Mulher e a Capela Nossa Senhora da Glória.

Inaugurado em 1996, o Memorial Árabe traz a Curitiba uma arquitetura inspirada nas grandes mesquitas do Oriente Médio. As altas paredes quadradas formam um cubo laranja sobre uma fonte circular no Centro Cívico. Construído para homenagear os povos árabes que chegavam à cidade, os arcos, vitrais, abóbadas e colunas abrigam mais de sete mil livros no espaço.

Acompanhe na matéria da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

A Nossa Senhora da Glória é a sexta capela construída em Curitiba. Erguido em 1885 por Maria Dolores de Leão, o local de oração é uma homenagem à santa de mesmo nome e tem um vínculo forte com a história da comunidade.

Ouça na matéria da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem