Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Acre

 Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Acre

(Foto: reprodução/Google Street View)

A Rua Acre está localizada no bairro Portão e conta com menos de 1 km de extensão. Na região, as ruas levam o nome de alguns estados brasileiros, como o Amazonas, Pará e Goiás. Por isso, a Rua Acre é uma homenagem a uma das 27 unidades federativas do Brasil.

O Acre tem cerca de 860 mil habitantes em uma extensão de aproximadamente 152 mil quilômetros quadrados. O vendedor Carlos Roberto Batista é paranaense e mora em Rio Branco – capital do Acre – desde 1992. Ele veio para Curitiba visitar a família e diz que os curitibanos são mais acolhedores e receptivos que os acreanos. O clima e o fuso horário são as principais diferenças entre as capitais.

Localizado no sudoeste da Região Norte do país, o Acre faz fronteira com a Bolívia e o Peru, e por isso a região se tornou um pouco perigosa, segundo Carlos.

Segundo Carlos, o Acre é um estado desenvolvido e muitos empresários paranaenses trabalham lá. Carlos diz que muitas pessoas pensam que no Acre há apenas índios, mas ele diz que não é bem assim.

Apesar de ser o nome de um estado brasileiro, a palavra acre se refere a uma unidade agrária. Adotada na Idade Média, foi usada para medir a quantidade de terras que poderia ser arada em um dia. Um acre corresponde a mais ou menos quatro mil metros quadrados. Além disso, a palavra pode ser usada como sinônimo para os adjetivos amargo, picante ou algo com sabor muito marcante.

O comércio na rua Acre faz jus ao significado da palavra. O sabor forte está presente, por exemplo, na gastronomia do Domo Café Bistrô. O espaço foi fundado em 2017, e a advogada e chefe de cozinha Ana Lúcia Ferreira diz que, no local, há opções para vegetarianos e veganos.

(Foto: reprodução/Google Street View)

Segundo ela, são pratos com sabores realmente acres, ou seja, muito marcantes.

A diferença entre veganos e vegetarianos é simples. Enquanto a comida vegana é livre de qualquer ingrediente de origem animal, como leite e ovos, a vegetariana exclui do cardápio apenas a carne em si.

A empresária explica que o diferencial do bistrô é justamente ofertar pratos com essas características tão específicas, já que isso não é ainda tão comum na cidade. E foi assim que ela e um grupo de amigos decidiram investir nesse nicho de mercado.

O Domo Café Bistrô fica na rua Acre, 655, no bairro Portão, em Curitiba.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem