Giro nas Ruas desta semana é na Rua Emiliano Perneta

HISTÓRICO

Na segunda metade do século XVIII, Curitiba tinha 12 vias importantes, pelas quais a população passava diariamente. Entre elas, a Rua da Entrada que recebeu esse nome justamente por ser uma das portas de acesso que ligava a região do bairro Batel ao centro da cidade.

Com início na Praça Zacarias, a atual Rua Emiliano Perneta se destaca pela arquitetura dividida entre casas residenciais e importantes comércios, característica mantida até hoje. Nascido em 03 de janeiro de 1866, em Pinhais, Emiliano Perneta foi um dos maiores poetas paranaenses. Estudou direito em São Paulo, trabalhou como jornalista no Rio de Janeiro, foi nomeado promotor de justiça em Minas Gerais e posteriormente juiz antes de retornar a Curitiba. Foi professor, auditor de guerra e capitão, publicou, entre muitas obras, alegorias, prosas e o livro de versos, “Setembro”. 2021 marca o centenário da morte desse que é considerado o príncipe dos poetas paranaenses.

A mudança do nome da rua foi feita em 16 de janeiro de 1935 e um busto na Praça Osório foi inaugurado em 1966, cem anos após o nascimento do poeta.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Luís Henrique Lisboa, da Universidade Positivo

REPORTAGEM

Antes chamada de Rua Aquidaban (ou Aquidabã), leva o nome de um dos maiores poetas da história do Paraná, com aproximadamente um quilômetro de extensão, a Emiliano Perneta é marcada pela mescla de construções históricas e modernas. Típica rua da região central, a via é predominantemente composta por estabelecimentos comerciais, porém, ainda é uma rua que preserva alguns prédios históricos como o Instituto de Educação do Paraná e o Museu de Arte Contemporânea.

Além do antigo prédio da Escola de Música e Belas Artes do Paraná e a antiga sede da Unicuritiba. Essa mistura pode ser vista em prédios contemporâneos lado a lado com casas antigas que continuam preservadas, as chamadas Unidades de Interesse de Preservação. Alan Furman, diretor auxiliar do instituto de Educação do Paraná, conta como funciona a instituição que fica no começo da rua, na esquina com a Voluntários da Pátria.

Assim como em qualquer cidade, boa parte da região central é em maioria, tomada pelo comércio. Porém, a rua Emiliano Perneta tenta fugir um pouco disso, muito por conta das unidades de interesse de preservação e prédios históricos como o Instituto de Educação.

Os prédios e casas históricos em meio a construções contemporâneas são o charme de uma das ruas mais tradicionais do centro de Curitiba.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Luís Henrique Lisboa .

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem