Giro nas Ruas desta semana é na Rua Visconde do Rio Branco

HISTÓRICO

A Rua Visconde do Rio Branco começa tem seu início no Centro da capital paranaense e, ao longo de um quilômetro e 850 metros, também passa pelo bairro Mercês terminando na Avenida Manoel Ribas. A via leva o nome de um renomado político, professor e jornalista: José Maria da Silva Paranhos. Na trajetória política, atuou como deputado pelo Rio de Janeiro, e teve a maior atuação na apresentação e promulgação da Lei do Ventre Livre, que visava à extinção gradual da escravidão no Brasil. Faleceu no Rio de Janeiro em 1º de novembro de 1880, aos 61 anos. Visconde do Rio Branco é o patrono da cadeira nº 40 da Academia Brasileira de Letras.

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo Beatriz Reis , da Universidade Positivo.

REPORTAGEM

A Rua Visconde do Rio Branco, começa no Centro, e é bastante movimentada, especialmente pelo grande número de comércios que abriga. Passando pelo bairro Mercês o movimento é reduzido, mas ainda é possível encontrar diferentes empreendimentos, como o Brechó Astoria, que está na divisa entre os dois bairros. O proprietário Alex Soares, tem o negócio há mais de três anos, e conta que a loja nasceu a partir do aprendizado do consumo consciente ainda na infância.

De acordo com Alex, a compra em brechós é bastante positiva, já que além de comprar com um preço acessível, o cliente ajuda a diminuir o impacto ambiental gerado pela indústria da moda.

O empresário diz gostar da via Visconde do Rio Branco, por causa da tranquilidade, segurança e bom fluxo de pessoas.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem da Beatriz Reis.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem