Giro Nas Ruas desta semana, vamos até a Rua Bom Jesus, que fica na região norte da Capital

A Rua Bom Jesus fica entre os bairros Cabral e Juvevê, na região norte de Curitiba. A via recebe esse nome por causa da Igreja Bom Jesus do Cabral, uma das cinco existentes em Curitiba no século XVIII. Em 1912, o Bispo Dom João Francisco Braga cedeu a igreja aos Passionistas, recém-vindos da Itália, que desde então começaram a exercer as funções paroquiais.

O prédio atual começou a ser construído em 24 de maio de 1914, no lugar da antiga capela do Senhor do Bom Jesus do Cabral. Somente em 1918 a igreja voltou a ser frequentada pelo público. Em novembro de 1955, o Arcebispo Dom Manoel da Silveira Delboux (DELBU) abençoou a primeira pedra para construção das naves laterais da igreja. Em seguida foi erguida outra torre, realçando o aspecto do templo. Nesses quase 100 anos, com o grande desenvolvimento da região, a Paróquia Senhor Bom Jesus do Cabral foi desmembrada em diversas outras.

A Rua Bom Jesus também é endereço do IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), do Colégio Passionista Nossa Senhora Menina e do Campus da UFPR do Setor de Artes Comunicação e Design. A casa do ex-governador Jaime Lerner, falecido em maio deste ano, fica na via. Com extensão de cerca de 1.300 metros, ela começa na esquina com a Avenida Anita Garibaldi, cruza a Avenida Paraná, e termina na esquina com a Rua Jaime Balão, cruzando o bairro do Cabral e Juvevê. A rua é uma das principais vias da região.

Acompanhe na Reportagem do estudante de Jornalismo,
Marcelo Araujo, da Universidade Positivo

O nome Bom Jesus é dedicado à devoção religiosa a imagem do Senhor Bom Jesus, que batiza diversas cidades e igrejas pelo Brasil, Portugal e Angola. Em Curitiba existem duas “ruas Bom Jesus”: a Bom Jesus do Iguape, que passa pelos bairros do Boqueirão e Hauer e a Rua Bom Jesus, no bairro Cabral. É lá que fica uma das bancas de jornal mais famosas da cidade, a Revistaria Bom Jesus. Fundada em 1978, o estabelecimento já passou por algumas reformas – inclusive para ampliação.

Funcionário do local desde 1986, Alexander Leo, ou Alex, como é reconhecido pelos frequentadores da banca, viu a rua se desenvolver e conta quais foram as maiores mudanças.

Alex fala também sobre os desafios em manter uma banca de jornal funcionando por tantos anos, principalmente em tempos do crescimento das mídias digitais e como se adaptar a elas.

Outra curiosidade, é que o ex-governador Jaime Lerner, que faleceu mês passado, morava em uma casa na rua.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo. Você ouviu na reportagem de Marcelo Araujo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem