ParanáGeral

Governador Ratinho Junior classifica como inaceitável abordagem da PM à mulher na CIC, neste sábado (23)

 Governador Ratinho Junior classifica como inaceitável abordagem da PM à mulher na CIC, neste sábado (23)

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), classificou como inaceitável a abordagem da Polícia Militar a uma mulher na CIC, no sábado (23), após um vídeo revelar os agentes de segurança agredindo a vítima, que já estava imobilizada. Para o governador, está claro que houve excesso na conduta dos policiais.

Apesar de constatar a abordagem inadequada, a efetiva punição dos policiais depende de uma sindicância a ser instaurada pela Polícia Militar, para apurar a conduta dos responsáveis. Para o governador, as ações são um fato isolado, que não refletem o modo de atuação dos militares do estado.

Nesta segunda-feira (25), a defesa da mulher agredida anunciou o ingresso com uma denúncia formal na corregedoria da corporação, para apurar o fato. Segundo o advogado da vítima, Igor José Ogar, não há explicação possível para a conduta dos policiais militares. Ele afirma que não houve resistência à prisão e que em nenhum momento houve a tentativa de agressão da vítima contra os policiais. 1

Stephany Rodrigues é dona de uma hamburgueria que foi fechada pelos policiais por estar com a ocupação acima da capacidade permitida pelo decreto municipal. Segundo a PM, a mulher desacatou os policiais, reagiu à prisão e ainda tentou agredir um agente – por isso teria sido necessário o uso da força. Em um vídeo gravado por um aparelho de celular, a comerciante, com o rosto ferido, alega que foi agredida pelos militares. No entanto, o policial responsável pela operação alegou que os ferimentos foram causados pelo atrito com o asfalto, já que a mulher se debatia no chão enquanto os policiais tentavam algemá-la. A comerciante foi presa após reclamar aos policiais sobre o excesso na abordagem a um cliente do estabelecimento. Ele teria sido retirado à força do local, após supostamente desacatar um dos policiais.

No vídeo gravado pela comerciante, é possível ver quando os militares arrastam o homem para fora do terreno e derrubam um portão. Ela foi em direção aos policiais filmando a ação, reclamando da abordagem irregular. A mulher exigiu, ainda, que os militares fizessem o uso de máscaras de proteção, item obrigatório de acordo com o decreto municipal. A reclamação não foi bem recebida pelos policiais, que deram voz de prisão à Stephany. Ela foi levada para o fórum da Cidade Industrial de Curitiba e assinou um termo circunstanciado por desacato. O advogado do policial, Cláudio Dalledone, diz que os policiais foram até o local para coibir uma festa com som alto em via pública – o chamado ‘pancadão’. Ele alega, ainda, que houve uma ação orquestrada da mulher contra os policiais.

Em nota, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) afirma que as imagens revelam “exagerado e inaceitável uso da força contra a cidadã, a pretexto de desacato”. O órgão afirma, ainda, que vai pedir o “imediato afastamento das funções dos policiais envolvidos”, além da abertura de inquérito e adoção das sanções penais e administrativas cabíveis contra os responsáveis. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Paraná informou que determinou às polícias que apurem o caso. O prazo para conclusão do procedimento é de 30 dias.

Reportagem: David Musso

Avatar

David Musso

Apresentador | Repórter | Jornalista | Twitter: @drmusso

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

Com alerta para o frio, termômetros marcam 10,7°C no Paraná

No estado, aviso de declínio de temperatura alcança o Centro Norte e o Oeste

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Motociclista morre na BR-476 em acidente com caminhão, em Araucária

Durante o atendimento à ocorrência, o tráfego chegou a ser concentrado em apenas uma faixa

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

Mais 30 caminhões-pipa são enviados para ajudar vítimas das chuvas

É a segunda remessa de veículos e equipamentos encaminhados pelo Instituto Água e Terra

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

Cães embarcam para reforçar buscas no Rio Grande do Sul

São dois animais treinados desde filhotes para fazer este tipo de trabalho