Governo alerta para golpes com vaquinhas para vítimas do tornado
As vaquinhas agora serão monitoradas e investigadas pela Polícia Civil do Paraná
Foto: Ari Dias/AEN
Com os tornados e tempestades que atingiram o Centro-Sul do Paraná, especialmente Rio Bonito do Iguaçu, o Governo do Estado emitiu um alerta sobre possíveis golpes envolvendo doações às famílias afetadas. A prefeitura reconheceu que há iniciativas informais realizando arrecadações diretamente com moradores.
Embora não haja registros de desvios, o município orienta que as contribuições sejam feitas exclusivamente nos postos oficiais de coleta para garantir segurança e transparência. Quem optar por doar valores financeiros deve buscar apenas canais oficiais: a própria Prefeitura, pelo site ou pelo perfil no Instagram, ou o Fundo de Calamidade Pública do Governo do Estado.
Ambos os órgãos farão a prestação de contas dos recursos recebidos. O secretário das Cidades, Guto Silva, disse que toda ajuda nesse momento é bem-vinda.
As vaquinhas agora serão monitoradas e investigadas pela Polícia Civil do Paraná.
Sobre materiais de construção, os moradores que precisam de material para consertos ou recomposição de suas residências não devem mais procurar o centro de distribuição em busca desses artigos, como estava ocorrendo até então. Pela nova formatação acordada entre os entes, a prefeitura será responsável pela distribuição dos itens de acordo com a urgência, sob a coordenação da Defesa Civil.
Os materiais de construção necessários para reerguer as casas danificadas pelo tornado da última sexta-feira (7) em Rio Bonito do Iguaçu serão entregues aos moradores diretamente no terreno de suas residências por colaboradores do estado e funcionários da prefeitura do município.
Reportagem: Juliano Couto






