Grávidas começam a ser vacinadas nesta semana no PR; saiba quem pode receber a vacina

 Grávidas começam a ser vacinadas nesta semana no PR; saiba quem pode receber a vacina

Foto: Jonathan Campos/AEN

vacina-covid-paraná
Foto: Jonathan Campos/AEN

O Paraná começa a vacinar nesta semana grávidas e mães que deram à luz recentemente. Seguindo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, este grupo ganha a vez logo após a imunização de idosos, trabalhadores da saúde, indígenas e quilombolas.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná, o próximo grupo prioritário, que além das grávidas também incluiu pessoas com comorbidades, totaliza cerca de um milhão e trezentas mil pessoas.

Com a inclusão das grávidas e puérperas, muitas dúvidas surgiram nos últimos dias sobre quem pode, ou não, acessar os imunizantes. A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Maria Goretti David Lopes, explica que todas as grávidas podem tomar a vacina, a não ser que exista uma recomendação específica do médico ou médica que acompanha a gestação:

O mês da gestação não interfere no posicionamento da fila. Para as grávidas, valem os mesmos critérios do plano de vacinação, que prioriza a imunização dos mais velhos para os mais novos, além de outros fatores de risco, como doenças associadas:

Para gestações de risco, Maria Goretti explica que a orientação da Secretaria de Estado da Saúde é consultar o médico ou médica que acompanha a gestante:

Segundo a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, o Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19 deixa claro que a vacinação não interfere na amamentação. Ou seja, as puérperas (mães que deram à luz recentemente) podem continuar alimentados os bebês com o leite materno, seguindo as orientações do médico ou médica que a acompanha.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos