NacionalGeral

Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

Portaria foi publicada no Diário Oficial da União

 Gripe aviária leva Brasil a decretar emergência zoossanitária

Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu/File Photo

Governo do Paraná diz que os consumidores não precisam se preocupar com relação à carne de frango. O Ministério da Agricultura e Pecuária declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional em função de casos de gripe aviária detectados em aves silvestres.

Veja mais:

A portaria, assinada pelo ministro Carlos Fávaro, foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na noite desta segunda-feira (22) e tem validade de 180 dias. O gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Rafael Gonçalves Dias, explica que a portaria é para facilitar o acesso à recursos para o combate da doença.

O Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo confirmou três novos casos positivos para influenza aviária (H5N1) no Espírito Santo, que estavam em investigação desde a semana passada. Em nota, o ministério informou que as aves silvestres da espécie Thalasseus acuflavidus (nome popular trinta-réis-de-bando) foram encontradas nos municípios de Linhares, Itapemirim e Vitória.

Até o momento, são oito casos confirmados em aves no país, sendo sete no Espírito Santo e um no estado do Rio de Janeiro, em São João da Barra. Mesmo com a detecção dos casos em aves silvestres, o Brasil continua como país livre da doença diante da Organização Mundial de Saúde Animal. Por não haver registro na produção comercial, não há motivo para preocupação, segundo o gerente da Adapar.

A orientação do Ministério da Agricultura e Pecuária  é que a população não recolha aves que forem encontradas doentes ou mortas. Nestes casos, é para acionar o serviço veterinário mais próximo, para evitar que a doença se espalhe.

Centro de operações de emergência

Também nesta segunda-feira, a Secretaria de Defesa Agropecuária instalou um Centro de Operações de Emergência para coordenação, planejamento, avaliação e controle das ações nacionais referente à gripe aviária.

“O grupo será responsável pela coordenação das ações de prevenção, vigilância e cuidado com saúde pública, bem como a articulação das informações entre outros ministérios, órgãos, agências estaduais e setor privado”, concluiu o ministério.

Informação: Francine Lopes

Avatar

Izabella Machado

Três atletas morrem em acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles

Três atletas morrem em acidente com ônibus do Coritiba Crocodiles

Veículo tombou neste sábado em descida de serra no Rio de Janeiro

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Lances poderão ser feitos até o dia 30 deste mês