Grupo Boticário está entre as empresas mais sustentáveis do mundo
O grupo paranaense avançou no índice de sustentabilidade Dow Jones
O grupo paranaense Boticário aparece em 3º lugar na lista das empresas mais sustentáveis do mundo na categoria de produtos pessoais do índice de sustentabilidade Dow Jones. O levantamento avalia a performance ESG de 9.400 empresas em todo o mundo. A companhia subiu três posições em comparação ao resultado de 2022, quando ocupava o 6ª lugar.
Para o diretor de ESG do grupo, Luis Meyer, o resultado é reflexo de investimentos feitos a longo prazo.
Este é o quarto ano consecutivo em que o Grupo figura no ranking. Entre os destaques das ações sustentáveis, o último relatório ESG da empresa, mostra que 97% da operação direta do grupo vem de fontes renováveis.
Veja também: Florestas plantadas garantem sustentabilidade e bioeconomia
Recentemente, O Boticário reproduziu o cheiro original da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. A fragrância, chamada “Extinto”, não vai ser vendida aos consumidores. Segundo Meyer, o projeto é uma forma de chamar a atenção para o descarte correto de embalagens e para a preservação ambiental.
De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil recicla apenas 4% de todo o lixo descartado diariamente.
O Boticário tem atualmente o maior programa de logística reversa do país, com 7.700 pontos de coleta de embalagens usadas em todo o Brasil. O principal desafio é, ainda, a sensibilização da sociedade para ações mais sustentáveis no dia a dia.
O Projeto Extinto passará ainda por outros quatro continentes. Nos próximos meses, serão lançadas fragrâncias inspiradas nos cheiros de outras paisagens ameaçadas pela poluição: Calábria, na Europa, Ilha de Madagascar, na África, Nova Delhi, na Índia, e Camberra, na Oceania.
Reportagem: Ana Flavia Silva