Guaratuba registra 519,2 mm de chuva em seis dias
Em menos de uma semana, choveu mais do que o esperado para o mês inteiro
Em menos de uma semana, o acumulado de chuva em Guaratuba, no Litoral do Paraná, ultrapassou os 519 milímetros, segundo o monitoramento do Simepar. O número representa o total registrado no município desde sábado (20) até a noite desta quinta-feira (25).
Quase metade desse total, mais de 221 milímetros de chuva, atingiu Guaratuba apenas na terça-feira (23). Segundo o Simepar, em menos de uma semana, choveu mais do que o esperado para o mês inteiro. A estação meteorológica de Guaratuba previa um acumulado de cerca de 386 milímetros ao longo de janeiro.
Na região de Praia de Leste e Pontal do Paraná, também no Litoral, o acumulado passou de 466 milímetros de chuva, desde sábado (20). Em Matinhos, o total chegou a 335 milímetros, em menos de uma semana. Segundo o Corpo de Bombeiros, desde segunda-feira (22), 77 famílias foram removidas de áreas ilhadas nas três cidades (Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos). Até às seis da tarde desta quinta-feira (25), 60 pessoas permaneciam desabrigadas. 218 moradores foram afetados pelos temporais.
LEIA TAMBÉM
O trecho da PR-412 que conecta o Ferry boat com a cidade se Guaratuba continua interditado. O tráfego segue em uma pista no sentido Ferry boat e uma pista no sentido Matinhos. Na BR-277, serão instaladas barreiras de contenção e um pluviômetro no quilômetro 39, para segurança e análise de riscos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, as pistas da rodovia sentido Litoral permanecem interditadas e foram avaliadas por uma equipe técnica do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). A circulação é feita apenas nas pistas sentido Curitiba, tanto para a subida quanto para a descida da Serra.