EsportesFutebol

Há 12 anos, Coritiba vencia o Santos de Neymar

Na ocasião, pelo Brasileirão de 2011, foi a última vitória do Coxa na Vila Belmiro

 Há 12 anos, Coritiba vencia o Santos de Neymar

Foto: Ricardo Saibun/ Santos FC (Arquivo)

O Coritiba viaja amanhã (quarta-feira, 25) para o duelo contra o Santos, na Vila Belmiro, às 21h30 de quinta-feira (26). Matematicamente vivo no Brasileirão, o Coxa busca uma vitória no estádio visitante, algo que não ocorre desde 2011.

Há 12 temporadas atrás, no dia 17 de agosto, o Alviverde desbancou de virada o Santos de Neymar, Paulo Henrique Ganso e companhia, treinado por Muricy Ramalho. O Coritiba iria encarar o mesmo time que havia conquistado o tri da Libertadores, em junho daquele ano.

Comandado por Marcelo Oliveira, o time do Coritiba contava com jogadores marcantes, como o goleiro Edson Bastos, os meias Tcheco e Rafinha, e os atacantes Anderson Aquino, Marcos Aurélio e Bill.

Veja mais:

Foto: Ricardo Saibun / SFC

Neste mesmo ano, também em junho, o Coxa foi o vice-campeão da Copa do Brasil, perdendo pelo gol fora de casa. O placar agregado ficou em 3 a 3, mas o time carioca ficou com a vantagem por ter marcado dois no Couto Pereira.

No encontro entre as equipes históricas de Santos e Coritiba, pela 17ª rodada, o Coxa venceu por 3 a 2. Jeci, Marcos Aurélio e Léo Gago marcaram para o Alviverde, enquanto Borges fez os dois para o Peixe.

Após a partida, o Coritiba nunca mais venceu no Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. Até o ano passado (2022), foram oito encontros, seis derrotas e dois empates.

Foto: Ricardo Saibun / SFC

Como foi o jogo

Borges, o camisa 9 do Santos, marcou logo aos 4 minutos de jogo e Jeci empatou aos 33. Na segunda etapa, com 12 minutos, Neymar deixou três marcadores e tocou para o lateral Pará, que encontrou Borges para marcar o segundo.

Logo com 20 minutos, o Coxa empatou com Marcos Aurélio, que tinha entrado no 2º tempo. Três minutos depois, Neymar sofreu falta dentro da área e o Santos teve uma oportunidade para passar novamente a frente do placar.

Leia também:

O camisa 11 do time era o cobrador oficial, mas entregou a bola para Borges, que tinha a chance de marcar o seu terceiro da noite. Porém, Edson Bastos foi no canto esquerdo para defender a penalidade.

Foto: Ricardo Saibun / SFC

A partir dos 30 minutos, o Coritiba ficou em vantagem numérica, após Pará tomar o segundo amarelo. O Alviverde foi para cima e em um contra-ataque, virou a partida.

O volante Léo Gago arrancou do meio-campo e bateu de fora da área para marcar o terceiro gol do Coritiba, aos 42 do 2º tempo.

Com a vitória, o Coxa subiu para a nona posição da tabela e ainda jogou o Santos para o 17º lugar.

Escalações do duelo

Santos

Rafael, Pará, Edu Dracena, Durval, Léo; Adriano, Arouca (Bruno Aguiar), Henrique e Ganso (Felipe Anderson); Neymar e Borges.

Técnico: Muricy Ramalho

Foto: Ivan Storti / Santos FC
Coritiba

Edson Bastos; Jonas, Jéci, Emerson e Lucas Mendes; Léo Gago, Leandro Donizete, Tcheco (Geraldo) e Rafinha; Aderson Aquino (Marcos Aurélio) e Bill (Leonardo).

Técnico: Marcelo Oliveira

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Paraná Clube e Coritiba têm confrontos fora de casa

Coxa enfrenta o Novo Horizontino no interior. Tricolor encara o Rio Branco em Paranaguá