HC vai ampliar o número de voluntários que vão participar dos testes da CORONAVAC

 HC vai ampliar o número de voluntários que vão participar dos testes da CORONAVAC

Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR – Arquivo

O Hospital de Clínicas vai ampliar a testagem da vacina chinesa contra o coronavírus. Segundo as informações da instituição, o Instituto Butantan convidou o Hospital de Clínicas ligado à Universidade Federal do Paraná, para ampliar o número de testes em Curitiba. O objetivo é alcançar o número total de 9 mil testados no Brasil.

Inicialmente o HC estava autorizado a vacinar 850 voluntários até setembro (2020). Os testes da vacina começaram na última sexta-feira (07) e até ontem (quarta-feira, 12), 20 voluntários já haviam sido vacinados. Além do HC, outros sete centros estão participando dos estudos.

Essa é a terceira etapa de testes da Coronavac, nome dado a vacina chinesa, e se não houver intercorrências no período de testes, a tecnologia para a produção da vacina vai ser transferida para o SUS. Nessa etapa do estudo clínico os voluntários são distribuídos em dois grupos, um grupo recebe a vacina e outro o placebo.

A partir disso, os estudos avaliam a incidência de doenças nos dois grupos e verificam a eficácia da vacina no grupo que recebeu a dose da Coronavac. Após essa etapa a vacina fica apta a ser utilizada contra o coronavírus.

A previsão é que a vacina esteja acessível a população já no início do ano de 2021. No Instituto Butantan, as obras da fábrica que vai produzir a vacina no Brasil, já começaram.

Reportagem: Angela Luvisotto

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos