EsportesFutebol

“Herói” do Athletico: o que aconteceu com Barrera após Sul-Americana

Colombiano isolou pênalti decisivo na prorrogação e encaminhou disputa para as penalidades máximas

 “Herói” do Athletico: o que aconteceu com Barrera após Sul-Americana

Foto: Rodolfo Buhrer/ reprodução

O Athletico comemorou nesta terça-feira (12) os cinco anos do primeiro título continental da história do clube: a Copa Sul-Americana de 2018. Em plena Arena da Baixada, o Furacão venceu o Junior Barranquilla, da Colômbia, por 4 a 3 nos pênaltis.

Vários jogadores do lado Rubro-Negro estão marcados na história do clube pela importância no título, como Pablo, Bruno Guimarães, Thiago Heleno, Santos e outros atletas. Porém, um colombiano também foi crucial na conquista da Sul-Americana.

Aos cinco minutos do segundo tempo da prorrogação, quando a partida estava empatada em 2 a 2 no agregado, Jarlan Barrera isolou o pênalti que poderia ter decidido aquele jogo. Na ocasião, se ele tivesse marcado, o Athletico teria menos de 10 minutos para empatar e levar a decisão para os pênaltis.

jarlan barrera pênalti perdido
Foto: reprodução

E após cinco anos, o que aconteceu com o ex-camisa 10 do Junior Barranquilla?

Após a decisão, Jarlan foi muito criticado pelos torcedores do próprio time. Em 20 dias, o meia-atacante saiu da Colômbia e foi para o México, contratado pelo Tigres UANL e anunciado no dia 1º de janeiro de 2019.

Porém, com oito dias no novo clube, foi emprestado para o Rosario Central. No clube argentino, Barrera atuou em somente quatro partidas durante sete meses. 

Em junho, o colombiano acertou com o Atlético Nacional, rival do Junior Barranquilla. E precisou de apenas seis partidas para ganhar a admiração da torcida, marcando dois gols e distribuindo quatro assistências.

jarlan barrera pênalti perdido copa sul-americana 2018
Foto: reprodução/ redes sociais

Com o clube de Medellín, entre 2019 e 2021, seguiu como titular e disputou uma vez a Copa Sul-Americana e a Libertadores. Em 2021, conquistou o primeiro título defendendo as cores do Atlético Nacional, marcando um dos seis gols nas finais da Copa da Colômbia contra o Deportivo Pereira.

Mas em 2022, Jarlan se tornou um herói da torcida. O Atlético Nacional se classificou para a final do Torneio Apertura (equivalente ao primeiro turno do Brasileirão, mas que conta como título) e disputaria a decisão contra o Tolima.

No primeiro jogo, o Nacional de Medellín venceu por 3 a 1, mas na partida da volta, sofreram dois e o duelo se encaminhava para as penalidades máximas. No entanto, Barrera saiu do banco de reservas aos 37 do 2º tempo e marcou de cabeça nos acréscimos.

O gol decisivo de Jarlan deu ao Atlético Nacional o 17º título da Liga Colombiana, tornando o clube como o maior campeão nacional. De 2019 até esta temporada (2023), Barrera tem 163 partidas pelo Atlético Nacional, 35 gols e 15 assistências. 

Em junho de 2023, o colombiano reviveu o pesadelo do passado. O Nacional disputava a final do Apertura contra os Millonarios e o duelo se encaminhou para a disputa de pênaltis. Barrera ficou responsável pela quinta e última cobrança do Atlético, mas chutou fraco e teve a penalidade defendida.

barrera pênalti perdido atlético nacional
Foto: reprodução/ Win Sports

Barrera ainda viu o adversário estufando as redes e comemorando o gol do título. Foi a 16ª conquista do Millonarios no Campeonato Colombiano.

Durante este período, o meia-atacante colombiano foi especulado em diversos clubes brasileiros, como o São Paulo, Fluminense, Vasco da Gama e até o Coritiba, para a atual temporada.

Reportagem: Fred Fiandanese, com supervisão de Cleverson Bravo

Avatar

Frederico Machado

Curitiba terá Meia Maratona no Dia das Mães

Curitiba terá Meia Maratona no Dia das Mães

Curitiba terá Meia Maratona no Dia das Mães