CuritibaGeral

Horário fixo do comércio em Curitiba pode acabar; entenda

Vereadores votam projeto que pode dar maior flexibilidade para comerciante

 Horário fixo do comércio em Curitiba pode acabar; entenda

Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O horário fixo do comércio em Curitiba pode acabar. A decisão cabe aos vereadores que votam na terça-feira (25) um projeto de lei com essa finalidade. De autoria das vereadoras do Novo, Amália Tortato e Indiara Barbosa, a proposta que será votada revoga a lei municipal de 1990, que estabelece o horário de funcionamento externo dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço de Curitiba.

Pela lei em vigor, o horário comercial do município para atendimento ao público é das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira; e das 9h às 13h nos sábados. Os supermercados, nos setores de alimentação e similares, podem funcionar de segunda a sábado, das 9h às 21h. A proposição volta ao plenário depois de um adiamento de 30 sessões, pedido por Amália Tortato no dia 9 de agosto, quando a iniciativa foi levada pela primeira vez ao plenário.

O projeto da bancada do Novo retira esses horários fixos, tornando livres a abertura e o fechamento de estabelecimentos comerciais, industriais e de prestadores de serviço curitibanos, seguindo lei federal de 2019, que institui a Declaração de Direitos de Liberdade Econômica. A proposição ainda revoga artigo de lei municipal de 2004, que estabelece que os horários de funcionamento do comércio sejam definidos através de ato do Poder Executivo.

Avatar

leonardo.gomes

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada