CuritibaGeral

Hospital Cardiológico Costantini comemora 25 anos

Centro é referência internacional em tratamentos de doenças do coração

 Hospital Cardiológico Costantini comemora 25 anos

Foto: divulgação

Referência em Curitiba, o Hospital Cardiológico Costantini completa 25 anos de protagonismo na saúde brasileira. Fundado em 26 de maio de 1998, o hospital nasceu da visão inovadora de um médico então já respeitado internacionalmente pelo pioneirismo no tratamento das doenças do coração, o cardiologista Costantino Costantini.

Em 25 anos, foram mais de 2 milhões e 500 mil atendimentos em consultas eletivas e de emergência, exames, procedimentos e internamentos. O diretor administrativo do hospital, Alessandro Costantini, conta que a inovação através de investimentos na ciência sempre guiaram os trabalhos do centro.

O prédio atual do Hospital Constantini, com 12 mil metros quadrados, conta com cerca de 300 funcionários, 100 médicos no corpo clínico e mais de 80 colaboradores terceirizados. O hospital é o primeiro centro especializado em cardiologia no Brasil, foi pioneiro na realização de tomografia coronariana e cintilografia no País e reconhecido pela Associação de Cardiologia dos Estados Unidos como a primeira central de Dor no Peito do Paraná.

O hospital foi fundado em 1998 pelo cardiologista Constantino Constantini
Foto: reprodução/redes sociais

Em 2000, o Hospital Costantini organizou o primeiro Simpósio Internacional de Cardiologia Intervencionista, o CardioInterv, baseado em um tripé composto por prevenção de doenças, excelência em cardiologia e educação continuada.

Para marcar os 25 anos, o Hospital Costantini realiza um evento para convidados nesta sexta-feira (26) no Hotel Radisson, em Curitiba. O evento deve contar com uma recepção e ato solene, a partir das 9h.

Cardiologia de excelência

Instituído em 2003 sob a chancela do Ministério da Educação, o Programa de Residência Médica do Hospital Cardiológico Costantini forma médicos nos fundamentos da instituição definidos pelo doutor Costantini: prevenção, educação continuada e cardiologia de excelência.

Desde 2003, a Residência Médica do Hospital Costantini formou 57 médicos cardiologistas. Destes, 98% foram aprovados na prova de Especialização em Cardiologia realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Cardiologia. Hoje, o corpo médico do hospital é formado, em sua maioria, por profissionais que passaram peplo programa de residência.

Promoção da saúde

Todo ano, o Hospital Costantini promove um dos maiores eventos de promoção em saúde do Brasil, a Caminhada do Coração. Realizada tradicionalmente em setembro, Mês do Coração, a Caminhada reúne milhares de pessoas no percurso de quatro quilômetros entre pontos turísticos de Curitiba, da Praça do Japão ao Parque Barigui. Tem como objetivo incentivar a prática de exercícios, hábitos de vida saudáveis e prevenção

Em dezembro de 2003, foi criada a Fundação Francisco Costantini, para oferecer atendimento ambulatorial gratuito para pessoas carentes, sob a validação do Ministério Público. A Fundação também promove estudos, pesquisas e seminários e oferece residência médica credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).

Reportagem: Leonardo Gomes

Avatar

Giovanna Retcheski

Garrafa térmica mobiliza esquadrão antibombas em Curitiba

Garrafa térmica mobiliza esquadrão antibombas em Curitiba

Ocorrência foi registrada na central de distribuição dos Correios

Maílson da Nóbrega fala sobre perspectiva da economia brasileira

Maílson da Nóbrega fala sobre perspectiva da economia brasileira

O ex-ministro da Fazenda participa de uma palestra no Graciosa Country Club

Sertanejo, samba e humor agitam fim de semana em Curitiba

Sertanejo, samba e humor agitam fim de semana em Curitiba

Agenda cultural prevê apresentações em teatros e na Pedreira Paulo Leminiski