Hospital de Clínicas de Curitiba começa a testar vacina chinesa contra coronavírus

 Hospital de Clínicas de Curitiba começa a testar vacina chinesa contra coronavírus

Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR – Arquivo

Foto: Rodrigo Juste Duarte/UFPR

O teste da vacina contra a Covid-19 começou a ser aplicado nesta sexta-feira (07) no Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba. 10 profissionais da área da saúde que atuam na linha de frente contra o coronavírus foram os primeiros a receber a dose da vacina chinesa e foram escolhidos por garantirem ao estudo, uma resposta mais rápida da eficácia da vacina.

Metade dos voluntários receberá a vacina e a outra metade, placebo. Serão duas doses: a primeira aplicada nesta sexta e a segunda num intervalo de  14 dias.

Segundo a médica infectologista, chefe da Unidade de Infectologia do CHC-UFPR, e líder da pesquisa “Eficácia e Segurança da Vacina contra a Covid-19” no HC, Sônia Rabelo, depois de aplicada a dose, as informações dos voluntários são repassadas ao Instituto Butantã, coordenador da pesquisa no país.

Ao todo, 852 voluntários vão receber as doses. Caso seja comprovado o sucesso da vacina, ela começará a ser produzida pelo Instituto Butantan. Os testes com a CoronaVac  no Brasil serão realizados em nove mil voluntários.

Segundo a infectologista do HC , se for comprovada a eficácia da vacina , ela pode ser liberada em dezembro ou até mesmo antes para a população.

A CoronaVac, é uma das vacinas em fase mais adiantada de testes contra o coronavírus. Ela já está na terceira etapa de testagem em humanos. O laboratório chinês já realizou testes do produto em cerca de mil voluntários na China, nas fases 1 e 2. Antes, o modelo experimental aplicado em macacos apresentou resultados expressivos em termos de resposta imune contra as proteínas do vírus.

O Hospital de Clínicas da UFPR é uma das 12 instituições brasileiras responsáveis pelos testes da fase 3, em humanos.No Brasil, a pesquisa é coordenada pelo Instituto Butantan e no HC é liderada pela médica infectologista Sônia Rabelo.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos