Hospital do Idoso usa realidade virtual para ajudar no tratamento dos pacientes

 Hospital do Idoso usa realidade virtual para ajudar no tratamento dos pacientes

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Pacientes internados no Hospital do Idoso, em Curitiba, estão vivendo uma experiência tecnológica para ajudar na recuperação. Eles usam um óculos de realidade virtual, que simula ambientes diferentes dos quartos e corredores do hospital e ajuda a minimizar situações de estresse e ansiedade. A iniciativa, batizada de terapia de reminiscências, foi proposta pelo enfermeiro Bruno Henrique de Mello, que descobriu a ação durante as pesquisas do mestrado.

Projetos semelhantes já existem fora do país. Por alguns instantes, por meio da tela dos aparelhos, os pacientes viajam para paisagens relaxantes e próximas à natureza ou até mesmo para uma outra cidade – em qualquer canto do mundo. O destino varia de acordo com o histórico de vida do passageiro virtual.

As imagens são baixadas de sites que disponibilizam o conteúdo na internet. Segundo a equipe médica, a experiência melhora o bem-estar e pode acelerar o processo de recuperação, especialmente em casos de tratamentos longos. O óculos é um equipamento pessoal do enfermeiro, que leva o aparelho para a utilização dos pacientes desde o segundo semestre do ano passado.

Ele pretende registrar os casos de reação ao uso de realidade virtual para atestar a boa prática e inscrever a proposta em um concurso anual promovido pela a Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde (Feaes), que administra o Hospital do Idoso.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem