CuritibaGeral

HPP chega à marca de 500 transplantes de medula óssea

Hospital Pequeno Príncipe é referência no atendimento de crianças e adolescentes

 HPP chega à marca de 500 transplantes de medula óssea

Foto: Camila Hampf/Hospital Pequeno Príncipe

O Serviço de Transplante de Medula Óssea (TMO) do Pequeno Príncipe chegou a marca de 500 procedimentos. A técnica tem o objetivo de substituir a medula doente do paciente por uma saudável, sendo indicada como parte do tratamento de leucemias, linfomas e tumores sólidos.

Algumas doenças raras e não malignas também podem ser curadas por meio do TMO. A medula óssea tem a função de produzir três células sanguíneas, que agem no sistema de defesa, no transporte de oxigênio para o organismo e na coagulação do sangue.

A médica responsável pelo serviço do Hospital Pequeno Príncipe, Cilmara Kuwahara, explica que, para alguns pacientes, o transplante de medula óssea é a única perspectiva de cura.

Um dos beneficiados pelo procedimento realizado no Pequeno Príncipe é Everthon Santana dos Santos, de sete anos. Ele foi diagnosticado com anemia falciforme com 27 dias de vida e, no início deste ano, os exames de rotina revelaram o risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Como a cidade de origem não tem um centro especializado para realizar o transplante, Everthon, que mora em Ubaíra (BA), foi encaminhado para a capital paranaense. A mãe do menino, Rozangela Borges dos Santos, detalha que o TMO é o único procedimento curativo para a doença falciforme no Brasil.

O transplante de Everthon é o de número 500 do Hospital Pequeno Príncipe, um importante marco para o serviço, que transforma a vida de crianças e adolescentes de todo o país há mais de uma década.

No hospital paranaense, cerca de 30% dos procedimentos são realizados em bebês, crianças e adolescentes com doenças raras. Anualmente, 60 transplantes são realizados no HPP, que é responsável por 12% de todos os TMOs pediátricos feitos no Brasil.

Reportagem: Mirian Villa

Avatar

Paula Duraes

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Erastinho precisa de doação de qualquer tipo de sangue

Para doar, não precisa de agendamento, basta chegar no hospital das 9h às 16h30

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Granizo em Curitiba; veja vídeo

Previsão para sexta-feira (20) é de tempestades para praticamente todo o estado

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Casal suspeito de homicídio em Piraquara é preso

Crime foi registrado na cidade em julho deste ano; vítima foi encontrada carbonizada