Igreja que promoveu culto para 2 mil pessoas em meio à pandemia pode ser multada em R$ 150 mil

 Igreja que promoveu culto para 2 mil pessoas em meio à pandemia pode ser multada em R$ 150 mil

Foto: reprodução/Google Street View

igrja-mundial-poder-de-deus
Foto: reprodução/Google Street View

Um evento religioso que reunia mais de 2 mil pessoas aglomeradas foi interrompido pela Polícia Militar, ontem (24) à noite, em Curitiba. Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Urbanismo prestaram apoio à operação após denúncias da população. O culto evangélico “A Noite de Abraão”, da Igreja Mundial do Poder de Deus, não respeitava os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19, sobretudo o distanciamento mínimo de um metro e meio entre os fiéis. Os responsáveis pelo evento podem ser multados em até 150 mil reais, de acordo com a prefeitura.

Com forte aceleração de infecções e internamentos, Curitiba retomou hoje (25) a Bandeira Laranja de restrições, que indica risco moderado de contágio, após registrar uma ocupação de 93% nos leitos de UTI exclusivos para covid-19. Das 363 unidades de terapia intensiva reservadas para a pandemia na capital, restam apenas 27 livres. É o momento mais crítico da crise sanitária desde março de 2020.

De acordo com a PM, o responsável pelo culto religioso foi encaminhado para a delegacia da Polícia Civil, onde assinou um termo circunstanciado e foi liberado. Um inquérito foi aberto e o promotor do evento pode ser indiciado por crimes contra a saúde pública. Além da aglomeração, vários fiéis e funcionários da Igreja Mundial do Poder de Deus foram flagrados sem máscara de proteção, o que facilita a disseminação do coronavírus, uma vez que pessoas potencialmente infectadas e assintomáticas espalham gotículas pelo ar.

Parte significativa dos 2 mil fiéis que participavam do culto religioso era formada por pessoas idosas. Ônibus de turismo foram contratados para transportar as pessoas até a igreja, que fica no bairro Batel. Os mesmos coletivos foram usados para levar embora os participantes após a PM encerrar o evento.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem