CuritibaGeral

Ilha do Mel: limpeza conta com o apoio de moradores

Os moradores foram contratados temporariamente e atuam em dois turnos

 Ilha do Mel: limpeza conta com o apoio de moradores

Coleta de lixo na ilha do mel. Foto: Ari Dias/AEN

Manter a Ilha do Mel limpa durante o período de alta temporada. Essa pode até não ser uma tarefa fácil, mas tem sido possível graças a uma operação especial de coleta de resíduos, realizada pela Prefeitura de Paranaguá em parceria com o Governo do Estado e que conta inclusive com o apoio de moradores.

Veja mais:

A ação faz parte do programa Verão Maior Paraná, que acontece em todos os municípios do litoral do estado. Na Ilha do Mel o investimento na limpeza é de R$ 918 mil reais no período de 16 de dezembro a 26 de janeiro, quando o projeto vai ser encerrado. O serviço é realizado por uma empresa especializada que foi contratada através de processo de licitação.

A gerente de Bacias Hidrográficas do Instituto Água e Terra (IAT), Danielle Tortato, explica que a decisão de contratar também 30 moradores para ajudar nessa limpeza está ligada ao fato da ilha ser um local complexo, com muitas trilhas, que são bem conhecidas pelos locais. Essa familiaridade contribui para a realização de um trabalho de limpeza mais eficaz.

Os moradores foram contratados temporariamente e atuam em dois turnos na área que compreende a região de Encantadas e Nova Brasília. Como na ilha não circulam carros, cada equipe conta com dois carrinhos elétricos para facilitar a coleta, o transporte e o depósito do lixo orgânico e reciclável. Orlando Bueno está entre os contratados. Morador há 26 anos, ele atua como supervisor do serviço de limpeza em Encantadas e considera essa participação dos locais estratégica, tendo em vista que todos conhecem bem a ilha.

O projeto conta ainda com a instalação de quatro banheiros químicos com biodigestor. O processamento da matéria orgânica para tratamento é feito com a ajuda de microrganismos que aceleram o processo de degradação, sem contaminação do solo. Sócio de uma pousada há sete anos, Paulo Marques considera todos estes cuidados essenciais para a manutenção da limpeza das praias.

Todo o material coletado é armazenado em um primeiro momento nas chamadas áreas de transbordo. Depois os resíduos seguem em embarcações até o continente para tratamento e correta destinação, que é feita pela Prefeitura de Paranaguá. A limpeza também acontece nos outros municípios do litoral, com investimentos estaduais que chegam a R$ 12 milhões.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Giovanna Retcheski

Curitiba retoma vacinação anticovid na terça-feira (14)

Curitiba retoma vacinação anticovid na terça-feira (14)

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu cerca de 21.000 doses da Spikevax da Moderna.

Meia Maratona Internacional altera o trânsito no Dia das Mães

Meia Maratona Internacional altera o trânsito no Dia das Mães

Corrida terá distâncias de três, cinco e 21 quilômetros

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

Curitiba debate ações de prevenção para mudanças climáticas

No fórum foram debatidos sobre o PanClima e sobre projetos da cidade