Indústria paranaense cresce pelo 7º mês consecutivo e supera crise causada pela pandemia

 Indústria paranaense cresce pelo 7º mês consecutivo e supera crise causada pela pandemia

(Foto: divulgação/ANPR)

(Foto: divulgação/ANPr)

A produção industrial paranaense cresceu 1,2% em novembro, sétimo resultado positivo consecutivo e nono mês com aumento na atividade em 2020. Os dados do IBGE, divulgados nesta quinta-feira (14), mostram que o Paraná superou o patamar pré-coronavírus em 5,9%, no comparativo entre o índice de base fixa de fevereiro e de novembro, e está entre as melhores retomadas do País. Também houve aumento de 14% no volume de produção em relação a novembro do ano passado, maior resultado do Brasil o que ajudou a recuperar parte das perdas ainda acumuladas em 2020.

A produção industrial cresceu no Paraná em janeiro, fevereiro, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Março e abril, meses subsequentes à chegada da Covid-19, registraram perdas. Apenas Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Ceará acompanham o Paraná com nove meses de crescimento em 2020.

O governador Ratinho Junior, afirmou que a indústria paranaense é um dos motores da retomada econômica por conta da diversidade e presença tanto na Capital quanto no interior do Estado. E acredita que a produção industrial paranaense começa a reviver os patamares alcançados no período de normalidade de 2019, ano em que o Estado atingiu o maior resultado do País.

Esse movimento já havia sido percebido no nível de contratação da indústria, que acumula saldo positivo de 6.956 em novembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). É o terceiro setor que mais gerou novas vagas em 2020, atrás de comércio e serviços. O PIB, Produto Interno Bruto, do terceiro trimestre também havia apontado essa recuperação mais consistente.

A indústria cresceu 10,94% entre julho e setembro no comparativo com abril a junho, agregando 27 bilhões e 300 milhões de reais ao valor global adicionado no Estado. A economia do Paraná, nesse mesmo recorte, cresceu 5,58%. No recorte mensal, que compara os meses de 2020 com os mesmos períodos de 2019, novembro registrou o maior salto do ano no Paraná, com 14%.

Reportagem: Taís Santana

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos