NacionalGeral

Infarto em mulheres tem sintomas diferentes dos homens

Situações atípicas causam erros de diagnóstico e atraso no atendimento

 Infarto em mulheres tem sintomas diferentes dos homens

Foto: Freepik

Você provavelmente já ouviu falar que os sintomas de infarto incluem dor no peito que irradia pelo braço esquerdo, falta de ar, suor frio e palidez. Mas esta característica é típica de infartos em homens e nem sempre aparece em mulheres. A cardiologista do Hospital INC, Evelin Lubrigati, conta que estes sintomas foram identificados nas décadas de 50 e 60 com a maioria de pacientes do sexo masculino. Da mesma forma, outros problemas cardíacos também têm sintomas um pouco diferentes em mulheres e acabam não sendo identificados corretamente ou com a mesma rapidez, o que pode atrapalhar o atendimento e provocar mais sequelas ou um desfecho mais grave.

Segundo a médica, muitas mulheres têm infarto com sintomas como enjôo ou dor no estômago semelhante a gastrite ou refluxo, ou apenas falta de ar, não necessariamente acompanhadas por dor no peito. Também pode se manifestar como uma fadiga sem causa aparente, com dores ou desconforto nos braços, nas costas e no pescoço. Por isso, ela orienta buscar atendimento médico, caso estes sintomas apareçam principalmente para mulheres que fazem parte de grupo de risco.

É importante que a pessoa seja mantida em local arejado, afrouxar roupas e sapatos. Grupos de risco para ocorrência de infarto em mulheres são sedentárias, diabéticas, hipertensas, obesas, fumantes, mulheres de colesterol alto e com mais de 55 anos, além daquelas com histórico familiar. Além de fazer um check up periódico, é importante ter uma rotina para manter o coração mais saudável, como praticar atividades físicas, se alimentar de forma balanceada e evitar fumar.

Reportagem: Amanda Yargas

Avatar

Fabrizio Reusing

PRF promove Passeio Ciclistico no Dia Mundial sem Carro

PRF promove Passeio Ciclistico no Dia Mundial sem Carro

Evento começa às 8h da manhã em frente a PRF do Prado Velho

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Monitoramento mostra que 99% dos incêndios são por ação humana

Pesquisadora alerta para situação crítica em três biomas

‘Segunda lua’ poderá ser observada no Brasil?; entenda

‘Segunda lua’ poderá ser observada no Brasil?; entenda

O asteroide deve permanecer em órbita a partir do dia 29