NacionalGeral

Infartos em jovens adultos crescem 5% em 30 anos

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país

 Infartos em jovens adultos crescem 5% em 30 anos

Foto: Levy Ferreira/SMCS

A saúde do coração não deve ser uma preocupação apenas para as pessoas mais velhas. Em três décadas, a incidência de infartos cresceu 5% entre os homens de 15 a 49 anos e 7,6% entre as mulheres da mesma faixa etária. E as mortes de mulheres subiram 62% de 1990 a 2019.

O cardiologista do Hospital do Coração de São Paulo, Cesar Jardim, explica que fatores genéticos estão relacionados ao maior risco de doenças cardíacas, mas o estilo de vida também contribui muito. E isso sim pode ser mudado.

Mas de acordo com o cardiologista, as mulheres têm uma vantagem, já que costumam se consultar com um ginecologista com frequência, e muitos desses médicos examinam também a saúde geral da paciente. Mas todas as pessoas, especialmente as que têm algum fator de risco, devem conferir periodicamente como está o coração.

O Infarto Agudo do Miocárdio é a maior causa de mortes no país. Por ano, são registrados de 300 a 400 mil casos. E de cada 5 a 7 deles, ocorre um óbito.

E um levantamento do Instituto Nacional de Cardiologia mostrou que o número de internações por infarto vem crescendo. De 2018 a 2022, houve aumento de mais de 150%.

Reportagem: Leonardo Gomes/Agência Brasil.

Avatar

leonardo.gomes

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

Confira os números da Mega-Sena do concurso 2725

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Prazo para convocação da lista de espera do Fies termina na sexta

Mais de 67 mil vagas são oferecidas neste semestre, segundo o MEC