COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Robô Sofia vai auxiliar colaboradores com informações confiáveis.

 Inteligência artificial chega ao varejo farmacêutico

Ilustração: Divulgação

A inteligência artificial está chegando às farmácias. A primeira rede do varejo farma a contar com inteligência artificial voltada para a orientação farmacêutica é a Panvel.

Essa inovação se tornou realidade através do robô batizado de Sofia. Trata-se de uma ferramenta que usa Inteligência Artificial Generativa e é capaz de orientar os colaboradores da rede sobre diversos assuntos do dia a dia do atendimento nas farmácias. O robô Sofia presta informações desde a interação medicamentosa até orientações normativas da Agência Nacional de Saúde (Anvisa), aumentando a eficiência e a qualidade do atendimento nas lojas. A segurança dos dados é garantida pela origem da captação das informações, que é feita a partir de conteúdos como as bulas de medicamentos e as normas da Anvisa.

De acordo com informações que me foram passadas pela Panvel, o projeto piloto começou em cinco farmácias da rede, mas a expectativa é que até o fim deste mês 100% das unidades estejam utilizando o Sofia para orientação farmacêutica.

A iniciativa deu tão certo que o volume de mensagens trocadas com a inteligência artificial vem aumentando a cada dia, demonstrando a boa receptividade dos atendentes à ideia e a utilidade da ferramenta nas atividades diárias. Em apenas dois dias deste mês, por exemplo, Sofia recebeu 1800 mensagens.

Só para se ter uma ideia desse projetoinédito no mercado farma brasileiro, Sofia, que representa a sigla Serviço de Orientação Farmacêutica com Inteligência Artificial, é baseado em uma abordagem multimodelos, integrando o GPT e Claude. Isso permite a utilização de diferentes Inteligências Artificiais, que se comunicam entre si. Essa capacidade de combinação de tecnologias garante atualização e aprimoramento permanentes. Desta forma, o robô terá, com o tempo, capacidade de ser atualizado de acordo com a demanda que vier das lojas.

A inovação é um dos pilares do desenvolvimento constante da Panvel, que trabalha também em outros projetos, que vão permitir o cruzamento de diversas informações de interfaces, em benefício das pessoas e dos negócios. Entre esses novos produtos de inovação, estão mecanismos de avaliação de tipo de público por loja, elasticidade de preço e vitrine de recomendação de produtos por cliente.

A Panvel também está utilizando recursos de inteligência artificial para garantir um estoque adequado e melhor atender os clientes. Com base em dados gerados por eventos do sistema nos pontos de venda, a Inteligência Artificial identifica falhas de estoque e detecta a demanda por produtos que não estão no mix das lojas, sugerindo essas ações para o time de gestão de estoque. Isso resulta em um atendimento ao cliente mais eficiente.

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin