Já condenado, ex-gerente da Transpetro é denunciado novamente pela Lava Jato

 Já condenado, ex-gerente da Transpetro é denunciado novamente pela Lava Jato

Foto: divulgação/PF

O ex-gerente de suporte técnico da Transpetro, José Antônio de Jesus, foi novamente denunciado pela força-tarefa Lava Jato. Desta vez, a acusação é pela prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, pelo recebimento de mais de R$ 460 mil em propinas, pagas pela LBR Engenharia. Outras duas pessoas também foram denunciadas.

De acordo com a força-tarefa, José Antônio teria solicitado o pagamento de propina a Orlando La Bella Filho, sócio-proprietário da LBR Engenharia, em razão de contratos e aditivos que a empresa mantinha com a Transpetro. Segundo o MPF, entre janeiro de 2011 e abril de 2013, o ex-gerente recebeu dinheiro de La Bella, em aeroportos e hotéis nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de transferências bancárias a contas de terceiros.

Ainda de acordo com a denúncia, José Antônio era auxiliado por Adriano Correia, sócio proprietário da Queiroz Correia, que utilizava a conta bancária da empresa para receber os recursos e depois repassá-los. Correia emitiu notas fiscais falsas indicando a prestação de serviços à empresa de engenharia como mecanismo de lavagem do dinheiro.

Além da condenação dos denunciados, a força-tarefa pede o pagamento de R$ 933 mil para reparação de danos e perdimento do produto proveniente dos crimes cometidos a ser revertido para a Transpetro. A reportagem tenta contato com a defesa de José Antônio.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem