Juiz aumenta em mais 60 dias prazo para cumprimento de dupla função no transporte coletivo de Curitiba

A Justiça determinou, no início da tarde de hoje, que as linhas de microônibus que estavam paralisadas desde o início da manhã voltassem a operar imediatamente. A decisão é do Juiz da 12ª Vara do Trabalho, Luciano Augusto Toledo e caso a determinação não seja cumprida, o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) terá de pagar multa. Além disso, no despacho o juiz fixou um prazo de mais 60 dias para que a Urbs e o Sindicato das empresas de ônibus (Setransp) cumpram a chamada lei da dupla função. Para o vice-presidente do Sindimoc, esse prazo não era necessário, já que as empresas de ônibus tiveram mais de um ano para se adequar às regras.

Por volta das 6h da manhã, funcionários do Sindimoc fizeram uma ação para proibir que os motoristas enquadrados na dupla função saíssem das garagens. Pelo menos 130 microonibus deixaram de operar hoje. No entanto, os trajetos de outras linhas foram alterados para compensar a falta dos veículos. O presidente da Urbs, Roberto Gregório, em entrevista à Rádio BandNews desaprovou a atitude do Sindimoc e esclareceu que todas as medidas judiciais estão sendo cumpridas.

De acordo com vice-presidente do Sindimoc, Dino Cesar Matos, a dupla função traz prejuízos não só ao trabalhador, mas também aos passageiros.

Na decisão, o juiz considerou a argumentação apresentada pela Urbs, de que tem trabalhado para cumprir a determinação por meio do sistema de bilhetagem eletrônica, mas que precisa de tempo para a aquisição de equipamentos, locais de recarga de cartões e informação para a população. A assessoria de imprensa da Prefeitura de Curitiba informou que até as cinco e meia da tarde, 100% da frota de microônibus estava funcionando.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

Incêndio atinge ao menos 20 casas na região do Parolin, em Curitiba

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada por volta das 2