CuritibaGeral

Justiça autoriza retomada das obras na Avenida Arthur Bernardes

TJ derrubou a liminar que impedia as obras por trinta dias; moradores protestam

 Justiça autoriza retomada das obras na Avenida Arthur Bernardes

Foto: reprodução/ Google Street View

O Tribunal de Justiça do Paraná derrubou a liminar que suspendia as obras na Avenida Arthur Bernardes, que fazem parte do projeto do Novo Inter 2. A suspensão das obras havia sido confirmada no último dia 9, em uma medida judicial que determinava a interrupção por trinta dias. Nesta terça-feira (17), o desembargador Leonel Cunha acatou as justificativas da prefeitura de Curitiba para manutenção e continuidade do projeto que prevê investimentos de U$ 133 milhões, entre financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas do município para a requalificação do itinerário da Linha Direta Inter 2 e Interbairros II.

O projeto do Novo Inter 2 prevê obras em 28 bairros, mais de 40 quilômetros de novo pavimento e faixas exclusivas e/ou preferenciais para o transporte coletivo, que devem beneficiar mais de 160 mil passageiros por dia.

A ação do Ministério Público que obteve a liminar no início do mês questionava os processos de licenciamento ambiental para a execução do trecho que faz parte do Projeto Novo Inter 2. A decisão do Tribunal de Justiça entendeu que o Relatório Ambiental Prévio é o documento necessário e suficiente para a execução da obra e traz um estudo acerca dos impactos ambientais e socioeconômicos do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba, desde o planejamento, implantação e operação.

Entre as medidas compensatórias, a prefeitura afirma que fará o plantio de mais de 5 mil árvores no local e entornos. O município também esclareceu à Justiça que o chamado corredor verde da Arthur Bernardes não será extinto, mas revitalizado e remodelado, com novo paisagismo, iluminação pública e novas pistas de caminhada e ciclovia ao longo do eixo, além de novos equipamentos de esporte e lazer.

Moradores e frequentadores já conseguiram mais de 9 mil assinaturas em um abaixo-assinado. Eles protestam contra o corte de 237 árvores – entre elas, espécies nativas e protegidas, como a araucária. Nas redes sociais, a mobilização acontece pelo perfil @sosarthurbernardes no Instagram.

Avatar

Olívia Marques

Operação desarticula organização criminosa de São José dos Pinhais

Operação desarticula organização criminosa de São José dos Pinhais

Mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos em SJP e Itapoá (SC)

Eleições UFPR: nome do novo reitor será conhecido nesta quinta-feira

Eleições UFPR: nome do novo reitor será conhecido nesta quinta-feira

Professores, estudantes, técnicos administrativos e aposentados são convidados a participar da votação

Acidente entre moto e BMW deixa motociclista morto

Acidente entre moto e BMW deixa motociclista morto

Acidente foi registrado na tarde desta quarta-feira (18), em Colombo (PR)