Justiça suspende monitoramento eletrônico de Vaccari e Delúbio Soares

 Justiça suspende monitoramento eletrônico de Vaccari e Delúbio Soares

(Fotos: Agência Brasil)

(Fotos: Agência Brasil)

Dois ex-tesoureiros do Partido dos Trabalhadores que cumpriam provisoriamente penas em processos da Lava Jato deixaram de ser monitorados eletronicamente nesta segunda-feira (11). Delúbio Soares e João Vaccari Neto haviam sido presos por condenação em segunda instância, mas estavam em regime semiaberto por terem cumprido um sexto das penas.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considera inconstitucional a execução provisória e como não havia nenhum mandado de prisão preventiva contra eles, os dois passam a aguardar o julgamento de recursos em liberdade, sem qualquer restrição ou monitoramento. Desde que deixaram o Complexo Médico Penal em Pinhais, os ex-tesoureiros passaram a morar em Curitiba e a trabalhar no escritório da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Por falta de vagas em unidades de semiaberto, o Paraná adota o chamado regime harmonizado.

À noite e em finais de semana, quando deveriam se recolher na penitenciária, os condenados cumprem o recolhimento domiciliar. Foi o que ocorreu com Delúbio Soares e Vaccari nos últimos meses. A decisão que suspende o monitoramento é da juíza substituta  Ana Carolina Bartolamei Ramos, da 1.ª Vara de Execuções Penais de Curitiba. Depois de tirarem a tornozeleira eletrônica, na noite desta segunda-feira (11) Delúbio e Vaccari ainda permaneciam na capital paranaense, reunidos com sindicalistas na sede da CUT.

Reportagem: Lenise Klenk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem