Lava-jato ratifica denúncia contra Romero Jucá e Valdir Raupp em contratos da Transpetro

 Lava-jato ratifica denúncia contra Romero Jucá e Valdir Raupp em contratos da Transpetro

Foto: divulgação/PF

Os ex-senadores Romero Jucá e Valdir Raupp são denunciados por corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Transpetro. A denúncia foi ratificada pela força-tarefa Lava Jato no Paraná. Além dos políticos, Sérgio Machado, Luiz Maramaldo, Nelson Maramaldo e Fernando Reis também são citados na denúncia. A investigação aponta a prática de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos celebrados pelas empresas NM Engenharia e Odebrecht Ambiental com a Transpetro, que geraram pagamentos ilícitos aos então senadores do PMDB, entre os anos de 2008 e 2010 e em 2012.

As investigações começaram em inquérito que tramitou no Supremo Tribunal Federal (STF), já que os investigados tinham foro privilegiado. A denúncia foi originariamente oferecida pela PGR em agosto de 2017, e citava também os senadores Renan Calheiros, José Sarney e Garibaldi Alves Filho, integrantes do PMDB. Ainda no inquérito policial, o STF declarou extinta a punibilidade de José Sarney e Garibaldi Alves Filho por causa da prescrição dos fatos. Após a perda do foro por Romero Jucá e Valdir Raupp, o STF manteve a competência apenas sobre as apurações relativas a Renan Calheiros e, em fevereiro de 2019, determinou o envio da investigação em relação aos outros envolvidos para a Justiça Federal do Rio de Janeiro.

No entanto, em maio de 2019, o Ministro Edson Fachin reforçou a competência da Justiça Federal do Paraná para os casos envolvendo a Transpetro e redirecionou o inquérito policial para a 13ª Vara Federal de Curitiba, mas os autos (as mídias do caso) foram recebidos apenas em 17 de dezembro do ano passado. O MPF/PR requer reparação de danos em favor da Transpetro e perdimento de bens no valor de R$ 2.800.000 – metade para cada finalidade.

Por meio de nota, Romero Jucá afirma que vai provar que não tem envolvimento com atos de corrupção e classifica a acusação como “absurda e sem nenhum fundamento”. A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Raupp e os demais citados.

Reportagem: Ana Flavia Silva

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem