PolíticaEleições 2016

Lei Seca não vigora no segundo turno das eleições municipais no Paraná

Assim como aconteceu no primeiro turno das eleições municipais no Paraná, a votação deste domingo (30) – que vai ocorrer nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa e Maringá, não vai ter Lei Seca. Mas, agora, isso se dá não por força da Justiça, e sim por decisão da própria Secretaria de Segurança Pública. Como a primeira etapa do pleito transcorreu tranquilamente mesmo após a resolução que trata do assunto ser derrubada por uma decisão judicial, o órgão decidiu agora não impor regras sobre a venda, a compra e o consumo de bebidas alcoólicas durante a escolha dos prefeitos. Ainda assim, de acordo com a Sesp, as unidades de fiscalização de trânsito devem ser intensificadas no domingo.

Durante o fim de semana das votações do primeiro turno, a Polícia Militar registrou 267 ocorrências em todo o Estado. Ao todo, 210 pessoas foram encaminhadas às autoridades por crimes eleitorais, sendo 18 ocorrências de compra de votos, 81 de boca de urna, 32 por divulgação de propaganda eleitoral, 102 por outros crimes eleitorais, 27 situações de rixa, lesão corporal, tumulto ou ameaça, três por uso de som, comício ou carreata e quatro por transporte irregular. Também foram apreendidos 1.465 materiais entre santinhos, panfletos, faixas, bandeiras, adesivos, brindes e até veículos.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Wagner Mesquita, não houve registro de crimes de maior gravidade.

O resultado da ‘Operação Eleições’ no primeiro turno foi apontado como satisfatório pela Sesp. No primeiro turno, a Lei Seca chegou a ser estabelecida e proibia a compra, a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos entre as seis horas da manhã e as seis da tarde. A regra, no entanto, foi derrubada por uma liminar concedida pela Justiça a pedido da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas. Cada Estado do país tem autonomia para escolher se a Lei Seca deve ou não ser aplicada no período eleitoral.

lei-seca

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.