ParanáGeral

Levar ou não pets para viajar? Veja dicas

É preciso analisar o comportamento e a disposição do animal e as condições da viagem

 Levar ou não pets para viajar? Veja dicas

Foto: reprodução/Pixabay

Fim de ano e muitas famílias tem uma decisão importante a fazer, levar ou não os animais de estimação em viagem? De acordo com a veterinária Claudia Terzian, da Rede de Proteção Animal, primeiro é preciso analisar o temperamento do animal e como ele se comporta com outros animais, pessoas ou em situações de medo e desconforto.  Caso decidam deixar o animal em casa, ela orienta quais preocupações os tutores devem ter.

Se o seu animal não puder ficar sozinho, ela indica procurar hospedagem com antecedência, já que, nesta época, as vagas são preenchidas rapidamente. Além disso, é bom avaliar a questão financeira e se o seu cão ou gato ficaria bem neste ambiente estranho, com outras pessoas e animais. No caso de o animal ficar na casa de parentes, seja sozinho ou juntamente com os tutores em viagem é preciso também atenção a alguns fatores.

Se o animal for dócil e tranquilo, se der bem com outras pessoas e animais e tiver disposição, ou seja, não estiver doente ou muito velhinho, é possível sim levar o pet para as férias familiares.  Se o animal for fazer o trajeto na estrada juntamente com a família, é importante que haja também uma preparação.

Neste mês, é realizada a campanha Dezembro Verde em Curitiba, uma parceria entre a Rede de Proteção Animal da Prefeitura e o Sindicato dos Aviários e das Casas Agropecuárias (Sindaca). A ideia é divulgar informações sobre a guarda responsável e evitar situações de abandono, que aumentam nesta época do ano. Abandono de cães e gatos pode ser enquadrado como maus tratos, crime punido com reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, multa e proibição da guarda. A pena ainda pode ser maior, de ⅙ a ⅓ se provocar a morte do animal.

Informações: Amanda Yargas

Avatar

amanda.yargas

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Sanepar realiza novo leilão de terceirização de serviços de esgoto

Os contratos têm duração de 24 anos, para três lotes de concessão, com 112 municípios

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Homem morre soterrado em acidente de trabalho

Outro trabalhador ficou gravemente ferido durante soterramento registrado nesta quinta-feira (16), em Maringá (PR)

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Marido coloca fogo na casa  e mulher morre carbonizada

Caso foi registrado nesta quinta-feira (16), no oeste do Paraná. Suspeito confessou o crime