EsportesFutebol

Libertadores: adversário do Athletico não vence a 29 partidas

O jogo marca o início do Furacão na competição, nesta terça (4)

 Libertadores: adversário do Athletico não vence a 29 partidas

Fotos: divulgação/ CAP e Nike

A caminhada do Athletico na Libertadores começa amanhã (terça-feira, 4). A estreia é contra o Alianza Lima, às 19 horas, no Estádio Alejandro Villanueva, na capital do Peru.

Veja mais:

O Furacão viajou mais de 3 mil quilômetros para jogar contra a equipe peruana, e esta não será a primeira vez em que os dois clubes se enfrentam na 1ª rodada da competição. No dia 16 de fevereiro de 2000, a equipe paranaense enfrentou o Alianza, em Lima. O resultado foi de 3 a 0 para rubro-negro.  

São duas partidas e 100% de aproveitamento para o Athletico. No segundo confronto na fase de grupos, venceu na Arena da Baixada, por 2 a 1. O retrospecto da equipe peruana possui uma marca muito negativa pela principal competição sul-americana. 

São 29 jogos consecutivos sem nenhuma vitória. A última vez em que a equipe venceu foi em 13 de março de 2012. Naquela ocasião, ganhou em casa, por 1 a 0 contra o Nacional (URU). A partir desse resultado foram 25 derrotas e quatro empates.

Foto: reprodução/ CAP

Outro aspecto histórico que beneficia o Athletico é o fator de estreia na Libertadores. Nas últimas cinco primeiras rodadas da competição, o Furacão conseguiu duas vitórias, dois empates e uma derrota. Em contrapartida, o Alianza Lima empatou duas e perdeu três.

 A marca ainda mais negativa é a última vez que o clube venceu na estreia. Em 2 de março de 1994, 1 a 0 contra o Universitario, do Peru.

Ainda há uma estatística, só que dessa vez atinge os adversários que enfrentam o clube de Lima na fase de grupos da Libertadores. Neste século (a partir de 2001) nunca um time que caiu no mesmo grupo do Alianza conseguiu ser campeão naquele ano. O último que venceu o torneio enfrentando o clube foi o Cruzeiro, em 1997.

Temporada

Atualmente o Alianza Lima lidera o Campeonato Peruano, com 18 pontos. Em oito jogos, tem seis vitórias e duas derrotas. No elenco do time algumas peças são conhecidas no futebol brasileiro. 

O reforço mais importante para a temporada foi a chegada de Christian Cueva. O meio-campista que disputou a Copa do Mundo de 2018 já atuou com as camisas do São Paulo e do Santos.

Foto: reprodução/ alianzalima

Outro destaque é o atacante argentino Hernán Barcos, de 38 anos. O camisa 9 do time tem passagens por Palmeiras, Grêmio e Cruzeiro.

Informações: Fred Fiandanese, com supervisão de Leonardo Gomes

Avatar

Frederico Machado

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Athletico encara Ypiranga pela Copa do Brasil

Furacão disputa três competições simultaneamente e vive maratona de jogos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Torcedores do Paraná enfrentam filas para compra de ingressos

Tricolor estreia na Divisão de Acesso no próximo sábado diante do Nacional, na Ligga Arena

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

Nikão marca e Athletico conquista primeiro ponto fora de casa

O rubro negro saiu atrás no placar, no estádio Alfredo Jaconi

Coritiba vence a primeira partida na Série B 2024

Coritiba vence a primeira partida na Série B 2024

Gol foi marcado na segunda etapa; torcida vaiou o time no intervalo